segunda-feira, 15 de julho de 2013

Veja dicas para manter a saúde bucal em dia

A cárie é uma doença silenciosa, que muitas vezes não é percebida por conta do seu desenvolvimento lento e contínuo. Se não tratada precocemente, pode ocasionar diversos problemas que afetam toda a saúde do corpo.

Os estágios iniciais do desenvolvimento das lesões de cárie não causam nenhum desconforto. Por isso, muitas vezes as pessoas só notam que sofrem da doença quando esta já está em um estágio avançado e causando dor de dente.

Para o dentista e professor Marcelo Bonecker, é essencial manter bons hábitos de higiene bucal para preveni-la. Além disso, para saber se o indivíduo já está acometido pela doença, visitar o dentista é a melhor alternativa.

— É possível um leigo perceber que está com lesões de cárie. No entanto, as pessoas geralmente tem dificuldade de reconhecê-las, principalmente quando estão nos estágios iniciais de desenvolvimento, ou seja, na forma de lesões de mancha branca e sem apresentar uma cavidade evidente — afirma o especialista.

Já nos estágios mais avançados da doença, o professor explica que é mais fácil diagnosticá-la.

— Nesta fase é possível percebê-la, pois elas apresentam alteração de cor em tons de marrom nos dentes afetados. Além disso, é preciso lembrar que se a cavidade é grande, esta reterá alimentos, podendo causar mau hálito e gosto ruim na boca — explica Bonecker.

Veja algumas dicas de bons hábitos de higiene bucal para evitar as cáries:

— Escove os dentes no mínimo três vezes por dia ou após cada refeição para evitar o acúmulo de resíduos na boca e, consequentemente, a proliferação de bactérias

— Use sempre o fio dental. Esse hábito ajuda a remover a placa bacteriana os restos de comida que podem ter ficado entre os dentes, evitando inflamações como a gengivite

— Fique atento a qualidade dos alimentos consumidos, pois a cárie ocorre quando as bactérias que revestem os dentes se alimentam de açúcares simples.

fonte:http://www.portalvitrine.com.br/veja-dicas-para-manter-a-saude-bucal-em-dia-news-41637.html
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.