sábado, 27 de julho de 2013

Tuberculose: conheça os sintomas



A doença pode ter sinais muito parecidos com os de pneumonia

Tosse é um sintoma comum a muitas doenças, mas quando há presença de secreção por mais de quatro semanas, é preciso ficar atento à tuberculose. Por isso, conheça no vídeo os principais sinais que podem denunciar o problema no seu organismo.

Tosse: sintoma ou forma de transmissão?
No dia a dia sempre vemos pessoas tossindo. A causa pode ser uma gripe ou até o cigarro. Mas o que a maioria das pessoas nem imagina é que um dos fatores pode ser a tuberculose. E a tosse, além de ser um sintoma é também uma das principais formas de transmissão da doença, explica o pneumologista Ciro Kirchenchtejn.

Quem dorme com um portador de tuberculose tem mais chances de contrair a doença, explica o especialista. A tosse do doente durante toda a noite aumenta a quantidade de bactérias dentro do cômodo. Além disso, os germes que causam a enfermidade são sensíveis à luz. Quando há falta dela, a proliferação desses micro-organismos tende a aumentar. Mas, muitas vezes, quem tem a doença não tem conhecimento dela. Os sintomas da tuberculose podem se confundir muito com os de uma pneumonia, mas o diferencial delas é, geralmente, o tempo, explica Alexandre Kawassaki, pneumologista do Hosp. Nove de Julho.

Outros sintomas
Além da tosse, outros sintomas são muito relevantes para levantar suspeita da doença. Alguns deles são febre, em geral durante a tarde, suores noturnos e perda de peso. Quadros mais graves podem apresentar dificuldade para respirar, acúmulo de pus e eliminação de sangue. Para evitar complicações, o ideal é preciso detectar a doença ainda no início. Para isso, existem exames laboratoriais que ajudam no diagnóstico. A coleta de escarro é uma técnica bastante utilizada e confiável. Mas a radiografia também é um método bastante utilizado.

Se você está com tosse de três a quatro semanas, procure um pneumologista. Não ignore sintomas achando que eles irão passar. A tuberculose tem cura, mas para isso é preciso seguir as orientações do seu médico.

fonte:http://yahoo.minhavida.com.br/saude/videos/14175-tuberculose-conheca-os-sintomas
Por Adriane Zimerer
imagem ilustrativa:www.tudoditudo.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.