quarta-feira, 31 de julho de 2013

Por que gengivas sangram?

O que é gengivite?
As gengivas que sangram facilmente, espontaneamente ou pela passagem da escova de dente é um sintoma que denota que ela não está saudável.
Sangramento das gengivas é o início de uma mudança que poderia provocar a doença oral ou doença periodontal chamada periodontite.
O fenômeno do sangramento gengival (sangramento das gengivas) é normalmente acompanhado por um aumento do volume localizado ou generalizado das gengivas isto é, uma mudança de cor que faz com que as gengivas fiquem vermelhas e mais volumosas do que a normal. Este conjunto de mudanças é chamado Gengivite.

Experiências ao longo dos anos têm permitido descobrir que quando há gengivite, durante o sétimo dia dessa alteração parece estar presente o sangramento gengival.

Por que ocorre a gengivite?
A gengivite pode ocorrer como conseqüência do acúmulo de placa bacteriana e tártaro ou cálculo na gengiva. A placa e os cálculos são substâncias que são armazenados por grande quantidade de bactérias que são prejudiciais para as gengivas e para a saúde da boca em geral. Isto significa que a placa é na maior parte, na verdade, um tipo de matriz, onde as bactérias se acumulam.

Ao contrário do cálculo, ou tártaro, por si só, não produzem irritação dos tecidos da cavidade oral, mas contribui para a retenção e acumulação de placa bacteriana, uma vez que é uma substância rígida que adere aos dentes. O cálculo é na verdade o resultado de calcificação da placa bacteriana.

Fatores de risco para a gengivite
Estudos científicos têm mostrado que existe uma predisposição genética em algumas pessoas em desenvolver a gengivite, que é mais evidente no caso da periodontite, estádio mais avançado da doença.
Sem mencionar um fato que é muito importante, podemos dizer que o fator de risco de higiene bucal é essencial. Sem higiene bucal adequada e minuciosa é impossível lutar contra a placa e, portanto, não pode lidar com a gengivite.

Também tem sido demonstrado que existe uma relação estreita entre o consumo de tabaco e o aparecimento da gengivite.
Esta relação é especialmente em casos de consumo excessivo de tabaco, considerando-se o consumo excessivo de 20 cigarros por dia. Estudos demonstraram que o tabagismo de 20 ou mais cigarros por dia eleva o risco da gengivite equivalente a ausência de higiene oral.
Estresse ou estado de ansiedade também influencia negativamente a saúde bucal e predispõe gengivite desde o nosso sistema de defesa, nestes casos, que opera com menos eficiência.

Outro fator predisponente para a gengivite é a diabetes mal controlado. Nos últimos anos temos estudado a possibilidade de transmissão da doença da doença periodontal e da gengivite pelo beijo, concluindo que os casais que sofrem de doença periodontal têm um risco aumentado de 20% do sofrimento do que aqueles que não estão expostos a este fator.
Além destes fatores gerais que podem causar ou contribuir para a existência de gengivite, há uma série de fatores localizados na boca, que predispõem para esta alteração, tais como más posições dentárias ou alterações na estrutura ou forma dos dentes.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/saude-dental/por-que-gengivas-sangram-3014046
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.