quarta-feira, 17 de julho de 2013

Os benefícios da atividade física contra o sedentarismo

Ao contrário das máquinas que se desgastam, os organismos vivos aumentam a sua capacidade de resistência à medida que mais pessoas usam seus corpos.
Por outro lado, quando não estiver usando todas as estruturas orgânicas, os tecidos reduzem e enfraquecem. Especialmente os músculos e tendões, que são mais curtos: a fadiga muscular que gera facilmente contraturas dolorosas que muitas vezes resulta em dor crônica.
A atividade física envolve todos os sistemas, não apenas o sistema muscular tornando-se adaptado a essa atividade. Enquanto isso, a prolongada falta de exercício, conhecido como sedentarismo afeta a função dos órgãos, que começam a deteriorar-se: se uma fratura, por exemplo, uma perna é imobilizada, após algumas semanas, terá perdido muito da massa muscular e quase toda a sua força, exigindo um processo de reabilitação. Algo semelhante ocorre após longos períodos de convalescença na cama.

Sedentarismo: Sinônimo De Deterioração:
A falta de exercício ou de estilo de vida sedentário diminui a capacidade de se adaptar a atividade física e vai cair em um círculo vicioso. Por sua vez, a proporção de gordura é aumentada relativamente a outros tecidos, mas não necessariamente de peso, pois aumentado devido a uma diminuição na massa muscular.

Se uma pessoa que executa um trabalho sedentário (como estar sentado em um computador) correr ou caminhar alguns quilômetros sem fazer treinamento prévio, vai passar os dias com dores. A mesma coisa acontece quando você começa a se envolver em atividade física.
O sedentarismo também leva à disfunção orgânica: prisão de ventre, varizes, susceptibilidade à inflamação dos órgãos abdominais (causadas pelo alongamento dos músculos enfraquecidos da parede abdominal), sensação de fadiga.
Muitas dores nas costas, sem trauma ou doença de origem devido à fraqueza dos músculos nessa área que é quase permanentemente a contratura. Muitas vezes, o simples esforço para manter as costas retas para o sedentarismo representa uma maior demanda que seus músculos são capazes de suportar.
Quando você leva uma vida sedentária, o esqueleto torna-se frágil e fraco e perdem gradualmente a sua capacidade de realizar funções além-movimentos rotineiros. O osso, ao contrário do que se acreditava, é um tecido muito ativo: durante toda a vida altera a sua estrutura interna, de acordo com os requisitos de resistência e tensões a que é submetido.

A trama complicada microscópica dos ossos, as células chamadas osteoblastos produzem tecido ósseo nas zonas que devem ser reforçados para causas externas e exigências de resistência. Em contrapartida, outro grupo de células-osteoclastos destroem os ossos reabsorvendo o cálcio e outros componentes ósseos nos lugares onde eles são necessários. Assim é o esqueleto progressivamente descalcificado do indivíduo sedentário (que se transforma em osteoporose) e torna-se menos resistentes ao estresse, trauma, mais frágeis e mais propensos a doenças degenerativas, como a osteoartrose e artrite do que aqueles que vivem exercitando-se regularmente.
No entanto, a capacidade do osso para remodelar- se leva tempo para adaptar-se gradualmente às novas exigências: se não tiver em conta este processo pode ocorrer desgaste e lesões por abuso tão ou mais graves do que as causadas por desuso.

Uma Questão De Qualidade De Vida:
A qualidade de vida de uma pessoa pode ser medida por vários parâmetros. Um deles é o envelhecimento neurológico, em que deixa de ter menos sensibilidade e menos capaz de reagir a estímulos, como uma mudança de luz ou de uma situação de emergência. Isto está intimamente relacionado com a velocidade: como o tempo nos tornamos mais lento e a lentidão é um grande indicador da perda de desempenho. E não é preciso olhar muito longe para ver exemplos: é só olhar para as pessoas mais velhas que andam muito ou fazem ginásticas, trabalham e circulam durante todo o dia e, em seguida, os inativos, sentado assistindo TV, darem apenas os passos necessários para satisfazer as suas necessidades. Você vai ver que a diferença física e até mesmo mental notável.
Portanto, a atividade física e os benefícios da função cardiorrespiratória dependem a nossa resistência ao estresse.
Um estilo de vida sedentário, o que é muitas vezes acompanhada de má nutrição, conduz inevitavelmente a uma deterioração do corpo e, em muitos casos, uma doença crônica. E as doenças cardiovasculares são as doenças crônicas degenerativas fortemente associadas com condições de vida.

Os músculos do corpo tendem a achatar, a perder força e endurecer, se eles não estão funcionando corretamente e regularmente. O mesmo vale para a flexibilidade: você deve exercê-lo, se não quiser perdê-la. Tudo isso mostra como a vida sedentária afeta negativamente a nossa qualidade de vida.
Podemos identificar três diferentes classificações sobre sedentarismo e exercício, que, por ordem de aptidão física ascendente são:

1. O nível de sedentarismo, com pouca ou nenhuma atividade física. Estas são pessoas que provavelmente suportam mais doenças, vivem menos e sofrem de relativamente baixa qualidade de vida.

2. O nível de aptidão de exercícios de baixa intensidade em relação à saúde e à longevidade. Aqueles localizados aqui vão se beneficiar significativamente mais do que os do primeiro nível em termos de taxas mais baixas de doenças e vida mais longa.

3. O atletismo de exercício, que é perto e às vezes no nível de habilidade necessária para competir, mas isso não implica em supertreinamento. Aqueles estão localizados aqui são caracterizados por uma vida mais longa um pouco menor risco de doença grave e maior qualidade de vida. No entanto, ultrapassado na busca de condicionamento aeróbico, é o caso de atletas competitivos, só pode levar a perder os mesmos benefícios que tentam alcançar.

Propostas De Atividades:

Esqueça os elevadores: suba e descer as escadas lentamente.

Fazer compras em lojas que faz pouco mais longe de casa para obter a caminhada diária.
Exercite seus braços, enquanto se senta com um movimento circular.
Caminhem pelo menos 10-12 blocos por dia. Aos poucos, os cansaços das primeiras vezes desaparecem.
Dormindo em colchões duros para manter a postura rígida e cair em um sono profundo.
Andar de bicicleta pelo parque para receber um tiro de oxigênio é vital.
Caminhar e nadar são os melhores exercícios. Sempre após uma atividade extenuante não se deve parar de repente.


fonte:http://www.saudedicas.com.br/saude-geral/os-beneficios-da-atividade-fisica-contra-o-sedentarismo-1613791
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.