quinta-feira, 25 de julho de 2013

Ghee, uma manteiga muito especial

Certamente você já encontrou a menção de ghee em receitas de culinária indiana ou alguma massagem terapêutica, mas sem entender exatamente o que este termo se refere.

Desta vez vamos conhecer um pouco mais sobre este alimento, que depois de mais de 2000 anos de uso tornou-se um ingrediente muito popular no sistema ayurvédico, tanto para alimentos, remédios, e para o Snehana ou massagem ayurvédica.

Ghee é um tipo de manteiga, que é submetido a um processo que remove a proteína e quase toda a gordura, pelo que é também conhecida como manteiga clarificada, uma consistência muito macia e mais líquida do que outras manteigas, além de ser muito mais saudável, o que ajudou a tornar-se um excelente substituto da margarina e de outros tipos de manteiga.

Benefícios de ghee para cuidados da pele:
Aplicado topicamente, o ghee é um bom hidratante da pele e um tratamento recomendado para o tratamento de queimaduras, reduzir os efeitos do envelhecimento devido a seu conteúdo antioxidante.

Benefícios do Ghee
Em primeiro lugar, por ser livre de lactose o ghee é indicado para pessoas com intolerância à lactose e, portanto, pode perfeitamente ser utilizado em lugar de manteiga e de certos tipos de queijo.
Além disso, o alimento é altamente digerível e benéfico para a digestão, facilita a retenção de vitaminas e minerais em cada alimento que consumimos, enquanto o alto teor de ácido amino de ghee faz uma boa comida para prevenir o câncer e reduzir efeito estufa oxidante dos radicais livres, bem como o envelhecimento.

Mas um cuidado deve ser tomado se você tem colesterol alto, já que esta condição juntamente com gorduras saturadas que compõem o ghee podem resultar em problemas cardíacos.
Um uso muito comum deste tipo de manteiga é para melhorar a visão, bastando com aplicação tópica de ghee nos olhos para aguçar a visão ou vista cansada.

Atenção para os seus efeitos negativos, como problemas de coração possíveis como ter níveis elevados de colesterol, a principal desvantagem de que pode ocorrer com o consumo excessivo desta manteiga é o aumento de peso.

fonte: http://www.saudedicas.com.br/dicas/ghee-uma-manteiga-muito-especial-1111506
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.