quinta-feira, 25 de julho de 2013

Diarreia: Causas e tratamentos

A diarreia é uma doença muito comum. Em todo o mundo existem mais de um bilhão de pessoas que sofrem de um ou mais episódios por ano de diarreia aguda. As más condições de higiene e falta de infra-estrutura adequada podem levar a diarreia infecciosa aguda e continua sendo uma das causas mais freqüentes de morte nos países em desenvolvimento, especialmente entre as crianças, com 5 a 8 milhões de mortes anualmente.
A diarreia é um sintoma e não uma doença em si. De fato, o espectro de possíveis doenças que estão por detrás deste distúrbio é muito amplo e, embora com uma freqüência diferente, que se estende desde um trivial problema infeccioso até um processo patológico grave.

Diarreia é definida com base em dois critérios: consistência das fezes e freqüência das fezes. Ao perceber os dois aspectos deve-se levar em conta o hábito intestinal do indivíduo e da dieta, porém em sentido lato pode ser considerado fezes não formadas ou freqüência de evacuações vulgarmente consideradas líquidas.
A diarreia aguda é entendida como aquela que dura menos de duas semanas, a diarreia persistente 2-4 semanas é a diarreia crônica, que dura mais de 4 semanas.

Finalmente, pode ser interessante notar que, quando se trata de pequenas quantidades de fezes (inferior a 200 g.) não é considerado diarreia. A última ocorre em processos tais como incontinência ou inflamação retal conhecido como proctite.

O que a diarreia faz, como ocorre e quais são suas manifestações clínicas?
A diarreia pode ser devido a várias causas:
Por excesso de fluido no intestino, por excesso de secreção das glândulas intestinais, ou pela reabsorção de líquidos ingeridos.

O excesso de peristaltismo, ou seja, excessivas evacuações.
Presença freqüente de bactérias como Escherichia coli, Campylobacter, Salmonela e Shigella e parasitas Giardia e Cyclospora.

Banquetes ou refeições de restaurantes que estejam contaminados por Salmonela, Campylobacter e Shigella que contaminam frangos; Escherichia coli relacionados ao consumo de hambúrgueres mal cozidos, Bacillus cereus no arroz e Staphylococcus aureus e Salmonela por comer maionese ou creme em mau estado; Salmonela em ovos e em relação aos frutos do mar, Víbrio, Salmonela e vírus da hepatite descritos especialmente matérias-A e B.

Medicamentos também podem ser responsáveis por diarreia aguda. Muito muitos medicamentos cujos efeitos colaterais são diarreia, antibióticos, anti-hipertensivos, anti-inflamatórios, etc. Em tais casos, o consumo de drogas coincidente com o desenvolvimento de diarreia dirigido diagnóstico.
Outros processos são acompanhados por diverticulite aguda, diarreia cólon, envenenamento por cogumelos e outras intoxicações.
Alteração no transporte de líquidos através do intestino (diarréia secretora).
Medicamentos (por exemplo, laxantes), o álcool, a ingestão acidental de toxinas ambientais, e certos tipos de infecções com menor freqüência.

Cirurgia do intestino ou da doença da mucosa (por exemplo, doença de Crohn), neste caso, ao contrário dos acima piora com as refeições.
Hormônios produzidos por tumores. É uma causa comum de diarréia e ela pode ser abundante.
Defeitos congênitos de absorção. Eles são muito raros.
Substâncias que não são absorvidas e têm um efeito osmótico de modo que atraem os líquidos no interior do intestino (diarreia osmótica).

Má absorção de gordura.

Tratamento para diarreia. Como resolver?
Para todos diarreia aguda o mais importante e essencial é substituir fluidos e eletrólitos. Nos casos ligeiros serão suficientes. A desidratação é a principal causa de morte. Normalmente a reidratação por via oral é uma solução eficiente. Em pacientes com desidratação grave ou de reidratação idosos pode ser administrado por via intravenosa.
Algumas das diarreias moderadas não há presença de febre ou sangue nas fezes. O tratamento da diarreia crônica varia dependendo da causa ou as causas da caixa. Por outro lado, por vezes, o tratamento é a supressão dos mecanismos envolvidos. Por exemplo, num paciente com o tratamento de remoção de doença celíaca consistem de alimentos da dieta com glúten. E mais uma vez, como no fluido da diarreia aguda a reposição de eletrólitos é essencial em todos os pacientes com diarreia crônica. No caso de diarreia crônica também pode ser importante corrigir algumas deficiências nutricionais que foram desenvolvidas como resultado de processo de má absorção.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/doencas/diarreia-causas-e-tratamentos-2413914
imagem:www.interne.com.br
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.