quinta-feira, 25 de julho de 2013

Bruxismo ou dor de cabeça?

Como mandíbula dói quando eu acordo!

Eu me sinto com pescoço tenso e dor de cabeça não me deixa todo o dia.
Foi-me diagnosticado como enxaqueca até que um amigo me perguntou se eu sabia o que era bruxismo. Aqui nós vamos dizer o que é.

O que é bruxismo?
É o costume involuntário de apertar ou ranger os dentes sem propósitos funcionais. Apertar os dentes sem nenhum fim, leva ao desgaste acelerado prematuro.
Segundo pesquisas, este problema afeta entre 10% e 20% da população e pode gerar dores de cabeça, dos músculos da mandíbula, pescoço e orelha. Também sofrem as crianças, jovens e adultos, independentemente do sexo e pode desaparecer por conta própria, em qualquer momento da vida.

É normal que se aperte os dentes de 4 a 10 minutos, durante 24 horas. Uma pessoa com bruxismo pode fazê-lo por 4 horas, normalmente durante a noite. Um dente em contato com seu antagonista normalmente o faz com uma força de 10 a 35 Kg por dente. Uma pessoa com bruxismo atinge 150-300 kg usando ponto-carga tocando um dente contra o outro.

Por que isso acontece?
Entre as causas mais comuns estão o estresse e a ansiedade, seja pelo trabalho ou emocional. Também pode ser gerado por um mau funcionamento da articulação do maxilar, ou contatos defeituosos entre os dentes.
Outra causa comum é devido ao hábito de mascar chicletes, comer de um lado ou roer unhas.
É muito comum que durante a noite bruxismo se manifeste, o que gera maior atividade no músculo da mandíbula, sendo mais frequente o atrito entre os dentes. É comum para gerar muito barulho, que é percebido por aqueles que dormem no mesmo quarto.

Que problemas o bruxismo podem gerar?
Para além dos sintomas mencionados no início, podem ter danos para as articulações e os dentes se desgastam de forma dramática e irreversivelmente.
Outras consequências no médio e longo prazo pode ser a sensibilidade ao calor e ao frio, dentes quebrados, doenças da gengiva e dor nas áreas próximas à orelha.

Tratamento de bruxismo
Consiste basicamente em melhorar a mordida com um procedimento ortodôntico desgastando seletivamente aqueles dentes que excedem a altura do resto e causam mal contato com os dentes opostos, forçando o queixo em uma posição ruim para morder.
Além disso, em muitos casos de bruxismo é essencial eliminar os níveis de estresse através de técnicas de meditação, como yoga, esportes ou fazendo e atividades recreativas.
Em qualquer caso, se você achar que você ou alguém próximo pode ter algum dos sintomas mencionados, recomendamos que você vá ao dentista para determinar se você sofre de bruxismo.

fonte: http://www.saudedicas.com.br/doencas/bruxismo-ou-dor-de-cabeca-1111500
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.