terça-feira, 14 de outubro de 2008

14 de novembro - Dia Mundial do Diabetes

Este ano, o tema da campanha será Diabetes em Crianças e Adolescentes

Nessa sexta-feira (14/11), Dia Mundial do Diabetes, haverá orientação sobre a doença em todas as Unidades Básicas de Saúde (UBSs) do município de Itu. A cidade também participará do alerta à doença através da utilização da cor azul em alguns pontos. Esse alerta ocorre em diversas partes do mundo.

A idéia de iluminar de azul alguns pontos do mundo no Dia Mundial do Diabetes foi lançada pela International Diabetes Federation, em 2007, como a chama da vela para iluminar o caminho da detecção e controle da doença em nível mundial. No ano passado, 279 monumentos foram iluminados em diversos países, sendo aproximadamente 50 no Brasil. Para este ano, a meta é chegar a 500 locais com a luz azul em todo o mundo.

Durante o Dia Mundial do Diabetes, profissionais da Saúde pretendem alertar as pessoas em relação ao aumento da prevalência do diabetes, tanto do tipo 1 quanto do tipo 2, entre crianças e jovens. Visam ainda destacar a importância do diagnóstico precoce e da educação para reduzir as complicações da doença e salvar vidas.

A exemplo do ano passado, o tema da campanha do Dia Mundial será “Diabetes em Crianças e Adolescentes”. A incidência do diabetes tipo 1, mais freqüente em crianças e jovens, cresce a um ritmo de 3% ao ano entre este público e, portanto, é um dos motivos para a escolha desse enfoque. Outro fator a ser considerado é que se trata de uma das enfermidades crônicas mais freqüentes na infância.

Dando continuidade à programação, no dia 29 deste mês, no Plaza Shopping Itu, haverá orientação, aferição de Pressão Arterial e teste de glicemia capilar (ponta de dedo). A ação é promovida pelo Rotary Club de Itu e conta com apoio do Abbot Laboratórios do Brasil Ltda e parceria da Prefeitura de Itu e Conselho de Planejamento dos Festejos de Comemoração dos 400 anos.

O que é diabetes?

O diabetes é uma doença silenciosa e traiçoeira. Muitas vezes não é percebida até que, um dia, os problemas aparecem: doenças circulatórias, cardíacas, perda progressiva da visão, dificuldade para sarar ferimento, e até mesmo a morte.

Diabetes Mellitus é uma doença metabólica caracterizada por um aumento anormal da glicose ou açúcar no sangue. A glicose é a principal fonte de energia do nosso organismo, mas quando em excesso, pode trazer várias complicações à nossa saúde. Saiba mais!

Doença crônica, o diabetes precisa ser tratado. Se não houver tratamento, os níveis de glicemia podem ficar muito altos, que estão associados a danos e falência de vários órgãos e tecidos: doenças cardiovasculares, problemas nos rins e nos pés, complicações visuais.
Sintomas

Veja desenhos explicativos com os principais sintomas do diabetes!

É importante estar atento aos seguintes sintomas: sede excessiva, rápida perda de peso, fome exagerada, cansaço inexplicável, muita vontade de urinar, má cicatrização e visão embaçada.

Esses sintomas surgem de forma abrupta no caso do diabetes tipo 1, sendo que às vezes podem demorar a ser identificados. No diabetes tipo 2, esses sintomas podem ser mais moderados ou até mesmo inexistentes.

Um novo estudo publicado no Jornal da Associação Médica Americana comprovou que a disfunção erétil (DE) pode ser o primeiro sinal de uma doença mais grave ligada ao sistema circulatório, como diabetes, hipertensão e colesterol. Saiba mais!

Tratamento

- Conscientização e educação do paciente, sem a qual não existe aderência
- Alimentação e dieta adequada para cada tipo de diabetes e para o perfil do paciente
- Vida ativa, mais do que simplesmente exercícios
- Medicamentos: Hipoglicemiantes orais & Insulina
- Monitoração dos níveis de glicose e hemoglobina glicada

Origem

A origem do nome Diabetes é muito antiga, vem do grego, que quer dizer “sifão”, fazendo referência ao excesso de sede que os pacientes com diabetes tinham, havendo também excesso de urina. Mais tarde os médicos descobriram que a urina desses pacientes era meio adocicada, dando o nome Mellitus, que em latim quer dizer mel ou adocicado. Desse modo, esta doença que causava excesso de sede, produzindo urina em excesso e adocicada, passou a se chamar Diabetes Mellitus (DM).

Publicado por Deborah Dubner

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.