sábado, 25 de outubro de 2008

Passar fome dá mau hálito

Sex, 24 Out, 03h02

(BR Press*) - Dietilpropiona, Femproporex, Fluoxetil, Sibutramina... Quaisquer que sejam as substâncias presentes nas fórmulas para perder peso, elas poderão ser bastante eficientes para muita gente e durante algum tempo, mas não para todos e durante todo tempo. Não fosse verdade, os consultórios de endocrinologistas 'experts' em dietas para emagrecer estariam às moscas. Mas, passar horas sem sentir fome ou aquela vontade quase incontrolável de avançar sobre os doces pode desencadear outro problema também muito grave para a saúde e, principalmente, para a apresentação pessoal: o mau hálito.

De acordo com o cirurgião-dentista Marcelo Rezende, diretor da Smiling Dental Care e e membro da Sociedade Brasileira de Odontologia Estética, um dos grandes problemas das dietas é que, com a rotina agitada, as pessoas acabam não dando ouvidos conselhos médicos de se alimentar a cada três horas. "A má alimentação é a terceira causa mais comum do mau hálito. Há pessoas que saem de casa sem nada no estômago, dispensando uma das principais refeições do dia, que é o café da manhã. O agravante é que, com o estômago vazio, o suco gástrico passa a ser sentido na boca. Isto vale para outros longos intervalos de tempo entre uma refeição e outra. Alimentos como alho, cebola, atum e algumas bebidas alcoólicas também podem deixar 'vestígios' no hálito das pessoas".

O especialista diz que, no caso de quem não se alimenta bem e regularmente, as duas primeiras causas do mau hálito também são ativadas. "Como a pessoa quase não ingere alimentos, acaba negligenciando a higiene bucal apropriada. Esse hábito favorece a formação das placas bacterianas e do tártaro. Esse material torna o Ph da boca mais ácido e causam mau cheiro".

Sem comida, sem higiene

A segunda causa se interliga com as duas outras já citadas. Se a pessoa não come direito, acaba não escovando bem os dentes e fazendo bochechos regulares. Conclusão: está mais sujeita ao aparecimento de cáries. "Isso sem contar que se a pessoa não adotar uma dieta equilibrada e saudável, seu sistema imunológico acabará ficando comprometido, facilitando a ocorrência de herpes labial, úlceras bucais e um conjunto de lesões que podem se agravar. Ou seja, todo esforço para ficar sem comer só vai piorar o 'conjunto da obra'", diz o especialista.

Por isso, independentemente da dieta que se adotar, vale a máxima de ingerir pequenas porções várias vezes ao dia e cuidar muito bem da higiene bucal, que é a porta de entrada de muitas outras doenças. "Mais vale uma mulher roliça com um sorriso encantador, do que uma magrinha com 'bafo de onça'. Isso também se aplica aos homens", enfatiza.

(*) Com Press Página Projetos de Comunicação.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.