terça-feira, 14 de outubro de 2008

Alecrim combate diabetes e cancro

Estudo revela que a planta usada na cozinha tem propriedades que eliminam os radicais livres
Por: Redação
Alecrim

Um estudo da Universidade de São Paulo, no Brasil, conclui que o alecrim tem um efeito benéfico no combate aos radicais livres presentes em várias doenças, segundo dados noticiados pela revista Época.

Este estudo pioneiro conclui a existência de um efeito positivo do alecrim no combate a doenças como a diabetes, o cancro, a insuficiência renal entre outras maleitas.

Para elaborar este estudo, a nutricionista Ana Mara de Oliveira e Silva, da Faculdade de Ciências Farmacêuticas da Universidade de São Paulo, escolheu o uso de ratos diabéticos, que tratou durante 60 dias com doses regulares de uma solução aquosa de alecrim. O objectivo passou por testar a influência do alecrim em organismos animais com problemas atribuídos à presença de «oxidantes», vulgarmente conhecidos como radicais livres. Os «oxidantes» são responsáveis por lesões em células, que em alguns casos podem causar a sua morte.

A quantidade ideal de alecrim para um ser humano com cerca de 80 quilos é de quatro gramas de alecrim (50mg por cada quilo corporal).

O segredo do alecrim está nos ácidos fenólicos presentes na sua folha, uma substância anti-oxidante pertencente ao grupo dos compostos fenólicos, também presentes em especiarias como a erva-doce, os orégãos ou a noz-moscada.

No entanto é preciso ter cuidado com o uso excessivo de alecrim, pois segundo a autora deste estudo, «O consumo excessivo de um antioxidante pode ter efeito tóxico. O corpo reage como se fosse uma droga», refere, citada pela revista.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.