terça-feira, 28 de outubro de 2008

Elementos básicos de diagnóstico da Gota




Gota é uma doença articular inflamatória causada pelo depósito do monourato de sódio no tecido articular e periarticular (Figura 1). As características clínicas da artrite gotosa foram reconhecidas por Hipócrates. Galeno foi quem primeiro descreveu o tofo gotoso (Figuras 2, 3, 4 e 5). Celsus reconheceu que a gota era doença característica dos poderosos. Garrod foi quem primeiramente incluiu a gota como doença relacionada a erro do metabolismo. Em 1797, Wollaston identificou urato como o grande constituinte de um tofo. Mc Carty e Hollander descreveram a presença de cristais de monourato de sódio do fluido sinovial em pacientes com crise aguda de gota. Figura 1 - Crise aguda de gota no hálux. Figura 2 - Tofos de uratos. Gota crônica.

Aloysio J. Fellet Professor titular de Reumatologia da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Juiz de Fora. Chefe do Serviço de Reumatologia do Hospitais Casa de Saúde - HTO - Hospital Reunidos. (HSPE -"FMO").

EPIDEMIOLOGIA

A doença é mais comum no sexo masculino, no adulto jovem, sendo rara a gota primária na mulher jovem (a gota na mulher é mais comum na menopausa, sendo que se ocorrer antes se deve pensar em gota secun- dária: uso de diuréticos, insuficiência renal, poli- citemia vera etc.).
Figura 3 - Grandes tofos bilaterais nos cotovelos. Figura 4 - Gota tofácea generalizada.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.