domingo, 5 de outubro de 2008

Mitos por água abaixo

Fábio Assunção (foto), Suzana Vieira, Jennifer López, Gwyneth Paltrow, Lindsay Lohan e Jessica Simpson são amantes do chá verde

A cada evento de Nutrição, os novos estudos e pesquisas quebram paradigmas, colocam abaixo mitos e hábitos criados em torno da alimentação, utilizada como ferramenta na busca do corpo perfeito. É o que acorreu durante o Mega Evento de Nutrição 2008, que reuniu o 9º Congresso Internacional de Nutrição, Longevidade e Qualidade de Vida, 9º Congresso Internacional de Gastronomia e Nutrição, 4º Fórum Nacional de Nutrição, 3º Simpósio Internacional da American Dietetic Association (USA), 1º Simpósio Internacional da Nutrition Society (Reino Unido), 1º Simpósio Internacional do Le Cordon Bleu (França) e o 2º Simpósio da Sociedade Brasileira de Alimentos Funcionais, realizado recentemente em São Paulo.

A nossa informante vip, a nutricionista Ana Cristina Wolf, esteve lá e trás, em primeiríssima mão, o resultado do evento, o maior da América Latina, e prova que não precisa gastar horrores em produtos de preço elevado para esculpir o corpo. Na maioria dos casos, os alimentos ditos populares fazem o mesmo efeito ou têm eficácia superior aos alimentos grifados. Veja a conclusão!

SERVIÇO
Centro de Nutrição Avançada
Av. Dom Luís, 1233. Ed. Harmony Center. Aldeota.
Tel.: (85) 3242-9188

1 – MITO: CHÁ BRANCO É MAIS POTENTE DO QUE CHÁ VERDE
É verdade que o chá branco e o chá vermelho, os queridinhos do momento, têm mais fitoquímicos do que o chá verde, porém os fitoquímicos existentes no chá verde são mais ativos, ou seja: tem maior poder de ação no organismo.

Chá verde é importante porque...
.... Rico em flavonóides, substâncias antioxidantes, ajuda a neutralizar os radicais livres, responsáveis pelo envelhecimento celular precoce, diminui as taxas de colesterol e ativa o sistema imunológico. A cafeína existente na bebida acelera o metabolismo. Ainda previne o mal de Alzheimer. "Se empanturrar de comida e depois tomar o chá verde não vai ajudar você emagrecer", alerta a nutricionista Ana Cristina Wolf.
Indicação de consumo: três xícaras logo após as refeições. Dê preferência para a preparação artesanal, nos velhos e saudáveis sachês, e as substâncias só são ativas se a bebida for consumida morna. Nada de colocar na geladeira para tomar depois.
Contra-indicação: quem sofre de hipertensão, devido à bebida conter muita cafeína. Evitar ingerir após às 16 horas, pode causar insônia.

2 – MITO: INGERIR PROTEÍNA PÓS-TREINO
Segundos estudos do pesquisador Tripton Kd et al, publicados no Journal of de Endocrinology and Metabolism, a proteína ingerida antes dos treinos tem um ganho de musculatura 50% maior se comparada com a ingestão da mesma porção pós-treino. "Esse estudo coloca abaixo toda a literatura vigente acerca do consumo de proteína que pregava a ingestão pós-treino", comenta Ana Cristina Wolf.

Proteína é importante porque...
... São usadas pelo nosso organismo para construir, reparar e manter o tecido muscular do corpo, além de ser termogênica. A proteína é essencial para o crescimento e construção de novo tecido muscular, assim como para reparar tecidos lesionados. O que ocorre quando você faz musculação, por exemplo.
Indicação de consumo: antes dos treinos, de acordo com o esforço exigido pelos exercícios e composição corporal de cada pessoa.

3 – MITO: ÁCIDO LINOLEICO QUEIMA GORDURA ABDOMINAL
Apesar do consumo do ácido ser uma verdadeira febre nas academias de ginásticas, não existem estudos científicos comprovando que a substância age mesmo como queimador de gordura abdominal. "Comprovado mesmo é que ele inibe a absorção de gordura, mas queimar a gordura já existente, atuando como termogênico, é outra história", esclarece a nutricionista.

Ácido linoléico é importante porque...
...São ácidos graxos essenciais, fundamentais para crescimento e desenvolvimento dos mamíferos. Não é sintetizado pelos mamíferos, mas sim obtido a partir de dietas vegetais, onde ocorrem em grande quantidade.
Indicação de consumo: excelente antiinflamatório.

4 – OS HOMENS TÊM MAIS RESISTÊNCIA EM ATIVIDADES DE LONGA DURAÇÃO DO QUE A MULHER
Contrariando o senso comum, estudos revelaram que as mulheres têm mais capacidade de exercícios de longa duração do que os homens. Elas usam mais a gordura como substrato energético, enquanto que os homens se utilizam dos carboidratos. "A gordura tem mais energia, nove calorias por grama. Enquanto que os carboidratos possuem apenas quatro calorias por grama", diz a nutricionista.

5 – MITO: LINHAÇA DOURADA É MAIS POTENTE DO QUE A LINHAÇA MARROM
Não existe nada de especial na linhaça dourada em relação à marrom, a não ser o brilho do glamour. Nenhum benefício que valha pagar mais por ela. É só uma linhaça com uma casquinha fashion, mas com o mesmo conteúdo.

Linhaça é importante porque..
... "É fonte de ômega 3, aumenta o bom colesterol e combate a prisão de ventre", afirma a nutricionista. Rica em gordura monoinsaturada, é muito bem-vinda em dietas de emagrecimento, pois aumenta a saciedade e estimula a lipólise (queima de gordura).
Indicação de consumo: Em crianças: 1 colher de sobremesa ao dia. Em adultos: uma colher de sopa ao dia. Você pode adicionar a linhaça em saladas, sucos e vitaminas. Conserve as sementes na geladeira, evita aquele gostinho ruim da ransificação da gordura. Excelente pra quem está com colesterol ruim elevado.
Contra-indicação: se você estiver com diarréia não consumir, a substância "solta o intestino".

6 – AS BEBIDAS DITAS ISOTÔNICAS SÃO A MELHOR FONTE DE HIDRATAÇÃO PÓS-TREINO
Artigo do pesquisador Tarnopolski et al revela que a combinação leite com chocolate é a bebida que mais hidrata o organismo, o artigo dosou a hidratação de atletas após 3 horas de exercício extenuante e os mais hidratados eram os que beberam leite com chocolate. ôMelhor do que qualquer isotônico (bebida com carboidratos mais eletrólitos)®, confirma. Vale para qualquer tipo de leite e de chocolate sem açúcar.

Leite com chocolate é importante porque...
Alimento altamente hidratante e nutritivo, rico em proteínas, gorduras, cálcio, magnésio, ferro, zinco, caroteno, vitaminas E, B1, B2, B3, B6, B12 e C, ação antioxidante e de prazer , devido ao chocolate, em particular, liberar o hormônio endorfina.
Indicação de consumo: 250 ml da bebida no café da manhã.
Contra-indicação: pessoas intolerantes à lactose. Lembre-se: o cálcio será menos absorvido com a adição do chocolate.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.