domingo, 5 de outubro de 2008

Estudo revela que dietas saudáveis não diminuem densidade óssea

Investigadores norte-americanos revelaram que os adultos jovens que têm uma dieta baixa em calorias, mas nutricionalmente saudável durante seis meses, aparentemente perdem peso e gordura sem perda óssea.

Leanne M. Redman e colegas, do Centro de Pesquida Biomédica de Pennington, em Baton Rouge, no Louisiana, estudaram 46 homens e mulheres saudáveis com excesso de peso, que foram divididos aleatoriamente em quatro grupos durante seis meses. 11 compuseram o grupo de controlo, que seguiu uma dieta saudável; 12 consumiram menos 25 por cento de calorias do que o esperado por dia; 12 ingeriram menos calorias e praticaram exercício físico cinco dias por semana; e 11 comeram 890 calorias por dia até atingirem uma perda de peso de 15 por cento, altura em que mudaram para um plano de manutenção de peso.

Todas as dietas incluíram os níveis de vitaminas e minerais recomendados e continham 30 por cento de gordura, 15 por cento de proteínas e 55 por cento de carboidratos.

Após seis meses, a média de peso corporal tinha reduzido 1 por cento no grupo de controlo, 10,4 por cento no grupo com restrição de calorias, 10 por cento no grupo com restrição de calorias mais exercício e 13,9 por cento no grupo com dieta baixa em calorias.

O estudo, publicado na "Archives of Internal Medicine", descobriu que, comparativamente ao grupo de controlo, nenhum dos grupos demonstrou qualquer alteração na densidade mineral óssea do corpo total ou bacia.

Isabel Marques

Ler mais: upi.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.