terça-feira, 21 de outubro de 2008

Entenda como funcionam as dietas milagrosas

Por Bruna Iasi

Dieta da lua, dieta da proteína, dieta da sopa, existem diversas dietas conhecidas como dietas milagrosas. Numa banca de jornal, vejo revistas espalhadas com dietas milagrosas na capa (“emagreça 10 kg em uma semana com a dieta do quiabo!”) e ao entrar na livraria não é muito diferente, devido à gama de livros sobre o assunto no mercado. A oferta dos milagres de emagrecimento, associado ao ritmo de vida da maioria das pessoas, leva grande parte da população a seguir estas dietas milagrosas e posteriormente sofrer o famoso efeito sanfona.

Por que com as dietas malucas o emagrecimento é tão rápido? Para entender isso, é preciso entender um pouco do metabolismo do corpo humano. As células do corpo humano se alimentam principalmente de glicose. A glicose é a primeira fonte de energia que o corpo recorre e ela é encontrada nos carboidratos. Quando os níveis de glicose no sangue ficam diminuídos, o corpo usa a proteína (encontrada nos músculos) e a gordura (encontrada nos tecidos adiposos, que formam as gordurinhas indesejadas) disponíveis como fonte para produção de glicose.

Porém, a proteína e a gordura têm menos capacidade de fornecer energia do que a glicose, sendo necessária uma quantidade maior destes dois substratos para fornecer a mesma quantidade de energia, que um volume menor de glicose forneceria.

Vamos utilizar um exemplo simples. Imagine que o seu corpo é um carro flex. Quando você coloca 1 litro de gasolina, ele roda 10km. Mas, para rodar 10km com álcool você precisaria de 2 litros. No caso do corpo, a gasolina é a glicose e o álcool é a proteína e a gordura.

E como deve ser a alimentação em uma dieta ideal? Uma dieta balanceada deve ser baseada na famosa pirâmide dos alimentos, sendo composta de aproximadamente: 50-60% de carboidratos (pão, massa, bolacha, açúcar, frutas), 15-20% de proteínas (carnes, leite e derivados, feijão, soja) e 20-25% de gorduras (azeite, margarina, óleo). Com uma dieta balanceada com uma quantidade calórica ideal para o peso, altura, idade e outras características individuais, a perda de peso saudável será alcançada de forma mais lenta, porém duradoura.

As dietas milagrosas usam algumas técnicas infalíveis para obter a rápida perda de peso:

# quantidades calóricas extremamente baixas, que não suprem sequer a quantidade calórica necessária para atividades basais do organismo (como respirar, pensar, fazer o coração bater);
# suspensão dos carboidratos, levando a um consumo maior das gorduras e das proteínas (porém, a energia fornecida por eles não é tão eficiente);

# utilização apenas de líquidos, o que conseqüentemente leva a uma baixa ingestão de calorias.

Por estes motivos, a perda de peso acontece de forma rápida, porém de forma pouco duradoura. Isso acontece porque é impossível viver o resto da vida comendo somente sopa, ou vivendo de apenas um tipo de alimento. No momento em que a pessoa que fez a dieta volta a se alimentar com uma dieta equilibrada, o corpo volta a ganhar o peso perdido, pois provavelmente a perda de peso foi praticamente de líquidos e músculos. E é isso que causa o chamado efeito sanfona.

Por estes motivos, quem deseja ter uma perda de peso saudável e duradoura deve praticar atividades físicas e manter uma dieta saudável e balanceada. E lembre-se que para cada quilo perdido é necessário um ano de manutenção. Ou seja, é importante seguir uma dieta que seja possível de seguir e manter pelo resto da vida.
Bruna Iasi (contato)
Consultora Webrun da seção Mulheres. É bacharel em Nutrição pela São Camilo e Especialista em Fisiologia do Exercício pela UNIFESP - EPM. Trabalha no Hospital Professor Edmundo Vasconcelos e atende na Clínica Dr. Osmar de Oliveira.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.