domingo, 26 de outubro de 2008

Salgadinhos também podem ser saudáveis

Pesquisadores desenvolvem opções de snacks sem gordura trans e com maior teor nutritivo. Saiba mais e confira dicas para incentivar seu filho a comer alimentos naturais.

"Mãe, eu quero salgadinho". Você deve ouvir essa frase muitas vezes, mas, preocupada com a alimentação do seu filho, raramente atende ao pedido. Já imaginou essas guloseimas sem gordura trans e com reduzido valor calórico, com o mesmo o sabor que tanto atrai a criançada? Essa é a proposta de uma pesquisa desenvolvida na Faculdade de Saúde Pública da USP (Universidade de São Paulo).

De acordo com Vanessa Caprille, responsável pelo projeto, a idéia é produzir snacks (salgadinhos de pacote) mais saudáveis. "Os que existem no mercado apresentam alto teor de gordura e valor calórico, além de baixos índices de proteína e fibra alimentar", diz. Para conseguir o "salgadinho saudável", o primeiro passo foi eliminar a gordura trans. "Os snacks comercializados, além de desequilibrados nutricionalmente, apresentavam em média 0,2 g de gordura trans a cada 30g, o que é uma porção elevada. E as crianças consomem muito mais do que isso", explica.

Depois disso, o objetivo era tornar estes salgadinhos mais atrativos. Ou seja, não deixá-los perder o sabor. "A gordura trans é o que confere sabor e textura ao produto. Então, após uma série de testes, desenvolvemos uma solução aromatizante para substituí-la e ainda enriquecemos os produtos com fibras". O resultado foi um snack com 0% de gordura, 14% de fibra e 35% menos calorias do que os comercializados atualmente. E a pesquisadora garante: eles continuaram gostosos. "Fizemos testes com consumidores, e eles aprovaram o sabor".

O novo salgadinho já está patenteado, mas ainda aguarda o interesse de alguma empresa em fabricar e comercializar os produtos.

Manutenção da saúde

Ainda não se convenceu a preparar a lancheira do seu filho com produtos mais naturais - ou oferecer um lanche da tarde mais saudável? Para Flávia Morais, nutricionista da rede Mundo Verde, especializada em produtos naturais e orgânicos, muita gente ainda associa o alimento integral a dietas de emagrecimento. Essa percepção, no entanto, está errada. "Ter uma alimentação saudável ajuda na manutenção da saúde, e não apenas a perder peso", diz Flávia.

Outra idéia, também equivocada, é de que este tipo de alimento é sem graça. Hoje em dia, há várias opções de sabores e não apenas as tradicionais, como aveia ou castanha. "Atualmente há outros sabores, como frutas vermelhas, cacau e até papaia com cassis. Com essa variedade, é mais fácil atrair as crianças, que têm um paladar seletivo", diz.


Dicas para seu filho ter uma alimentação saudável

-Ofereça alimentos saudáveis diariamente. Assim, ele cria o hábito de ingeri-los regularmente. O cardápio deve ser diversificado, equilibrado, e incluir preparações criativas. Se, mesmo assim, ele rejeitar o alimento, prepare os pratos de outras formas, como creme, sopa ou suflê;

-Deixe as frutas em um lugar visível, de fácil acesso, pois o colorido desperta o apetite e estimula a ingestão;

-Evite adoçar os sucos de frutas, pois seu sabor original é, sem dúvida, mais saudável;

-Fixe horários e rotina para as refeições. A criança deve se alimentar em um lugar calmo, arejado e limpo. A refeição feita em frente à televisão contribui para que ela coma mais do que o necessário e não deguste devidamente os alimentos;

-Dê exemplo. Não adianta insistir para a criança comer verduras e estar com o prato cheio de frituras;

-Prefira lanches saudáveis, como sanduíches de pão integral com pasta de soja e queijo branco, salada de frutas com granola, sucos de frutas, barras de cereal, balas de banana sem adição de açúcar, frutas secas e crocantes, cookies de cacau e chocolate com pelo menos 40% de cacau;

-Prepare a lancheira de seu filho com biscoitos integrais, frutas secas e barras de cereais;

-Estimule atividades físicas (sempre obedecendo ao gosto da criança, é claro).

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.