sábado, 4 de outubro de 2008

Cereais matinais estão irregulares

Jorge Barrios/Divulgação
Saiu em matéria restrita para assinantes na Folha de São Paulo a notícia sobre uma pesquisa da Pro Teste - Associação Brasileira de Defesa do Consumidor: cereal para crianças tem sódio e açúcar demais, diz pesquisa.
Segundo a pesquisa, que avaliou 18 produtos disponíveis no mercado, os problemas apresentados são:

- Excesso de açúcar
- Excesso de sódio
- Escassez de fibras
- Inadequação dos rótulos
A pesquisa completa está disponível no site da Pro Teste, mas apenas para associados. Vale ficar de olho nas dicas que a nota indica:
- Açúcar: não indica a quantidade ideal, mas a pesquisa avaliou que os valores apresentados nos rótulos, de 7,5g a 13g a em cada 30 gramas de cereal, é abusivo;
- Sódio: cada porção deve apresentar, no máximo, 10% do valor diário recomendado;
- Fibras: cada porção deve apresentar pelo menos 6% do valor diário recomendado.
Vale lembrar que o excesso de açúcar está relacionado à obesidade e ao diabetes enquanto o sódio está relacionado à hipertensão arterial e a problemas renais.
Há mais uma informação que eu acho interessante repassar: a tabela nutricional impressa nos rótulos é baseada em dietas de 2000kcal é para crianças a partir dos 11 anos de idade e adultos.A Anvisa - Agência Nacional de Vigilância Sanitária determina valores bem diferentes, de acordo com as faixas etárias:
Crianças de um a três anos - 1050Kcal
Crianças de quatro a seis anos - 1450kcal
Crianças de sete a 10 anos: 1750kcal
É difícil alguém deixar de ter cereal em casa por conta disso tudo, mas vale ter essas informações em mente na hora de fazer as compras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.