quinta-feira, 2 de outubro de 2008

Magnésio

O magnésio é um mineral essencial para o corpo humano, necessário para mais de 300 processos biológicos muito importantes, incluindo a produção de ATP e a contração muscular. Muito usado por pessoas ativas que desejam evitar cãibra muscular, melhorar o funcionamento dos músculos e nervos, aliviar contusões e melhorar a densidade óssea.

A suplementação com magnésio pode ajudar em diversos problemas como diabetes, alguns tipos de anemia, alcoolismo e hipertensão. Em algumas circunstâncias, o magnésio tem ajudado a melhorar a visão de pessoas com glaucoma e a reduzir a pressão arterial.

De acordo com pesquisadores, muitos países, incluindo os desenvolvidos, têm maior deficiência de magnésio hoje do que há 10 anos. Esta deficiência, em parte, se deve ao aumento dos alimentos processados, particularmente dos carboidratos. A deficiência também pode ser causada por outros fatores, como o excesso de álcool, cafeína, o consumo de açúcar, bem como pelo processo de envelhecimento inevitável.

A deficiência de magnésio pode causar uma série de complicações com sintomas, como cãibra,, fadiga, síndrome pré-menstrual, irritabilidade, insônia, perda de memória, aumento da pressão arterial, aumento do risco de pedra nos rins, entre outros.

Malhadores e esportistas necessitam de mais energia, ou ATP, e consomem as reservas de magnésio mais rapidamente. A suplementação nesses casos é muito usada, não apenas para evitar os sintomas negativos da deficiência, mas também para aproveitar todos os benefícios relacionados ao ganho de massa muscular e energia, entre os quais podemos citar:

* Ossos fortes e saudáveis e regulação da absorção e uso de minerais.
* Cooperação junto com o cálcio na produção do ATP.
* Ajuda no funcionamento muscular, contrações musculares e impulsos nervosos.

Outro benefício da suplementação com magnésio é proteger contra cãibras, que é muito comum em pessoas ativas. O magnésio age junto com o cálcio para manter os músculos funcionando bem – o cálcio estimula a contração e o magnésio relaxa, tanto os músculos esqueléticos como os lisos, em todas as partes do nosso corpo. Para combater a cãibra, algumas pessoas precisam de magnésio e outras de cálcio. Na maioria das vezes os 2 minerais são recomendados em conjunto já que são interligados.

As funções neuromusculares e o controle muscular requerem os seguintes minerais: magnésio, cálcio e potássio. Uma deficiência deles pode causar tiques, tremedeira e cãibras.

O que a maioria das pessoas não sabe é que estamos constantemente esgotando o magnésio, especialmente sob estresse, treinamentos intensos ou hábitos alimentares inadequados, daí a importância da suplementação. Alguns estudos demonstraram que cerca de 90% dos norte-americanos não têm um suprimento adequado de magnésio, que é necessário para sustentar as funções mais importantes da vida. Muitos profissionais recomendam entre 250 e 350 mg de suplementação de magnésio por dia para adultos.

A vitamina B6 aumenta a quantidade de magnésio que entra nas células. Como resultado, esses dois nutrientes são normalmente ingeridos em conjunto. Por isso, é interessante tomar um multivitamínico ou um complexo B junto de sua suplementação com magnésio.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.