terça-feira, 5 de abril de 2011

Alimentação saudável e sustentável

04/04/2011 23h15

A relação entre alimentação e a sustentabilidade é bastante próxima, pequenas mudanças nos hábitos de consumo podem fazer uma grande diferença. Quando falamos de dieta sustentável não estamos falando de uma dieta que vise a perda de peso ou apenas a prevenção de doenças, estamos falando de uma forma de se alimentar que leva em consideração a maneira como o alimento foi cultivado e produzido e o impacto ambiental dessa produção.

Com o crescimento da população mundial a produção de alimentos precisou ser aumentada, os vegetais precisam ser amadurecidos mais rapidamente, o gado e o frango precisam crescer e atingir o peso de abate logo, cada vez mais áreas são desmatadas para o cultivo e criação de alimento, o que traz consigo o uso de agrotóxicos cada vez mais potentes, degradação do meio ambiente, a exposição exagerada do ser humano a substâncias nocivas a saúde que podem causar o aparecimento de alergias e doenças.

Para comer de maneira sustentável devemos escolher os alimentos de preferência da safra e cultivados em nossa região, que gastam menos combustível e recursos naturais e geram riquezas para as populações locais.

É importante saber de onde vem a comida, como ela é produzida. Os alimentos devem ser cultivados de maneira orgânica, sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas, em harmonia com o meio ambiente e valorizando o homem do campo. Na hora de cozinhar, os alimentos devem ser aproveitamentos integralmente para evitar desperdício.




Veja as dicas do Mundo Verde para ter uma "Dieta Sustentável"

Diminua o consumo de carne- a criação de bovinos é um dos maiores responsáveis pelo efeito estufa, principalmente pela grande liberação de metano nos gases dos animais. Além disso, a produção de carne vermelha demanda uma quantidade enorme de água. Para produzir 1kg de carne vermelha são necessários 200 litros de água potável.

Evidências a respeito das vantagens dos alimentos vegetais na redução do risco de doenças crônicas têm sido estabelecidas nos últimos anos. A cada dia percebe-se um aumento no número de indivíduos que evitam os alimentos de origem animal, influenciados por fatores como saúde, preocupação ecológica, ética e religião.

As dietas vegetarianas são caracterizadas pelo alto conteúdo de hortaliças, frutas, cereais integrais, leguminosas, oleaginosas, sementes e óleos vegetais, o que vai ao encontro das evidências epidemiológicas que demonstram que o consumo desses alimentos reduz o risco de diversas doenças degenerativas.

Prefira os alimentos da safra e produzidos em sua região- além de economizar combustível com o transporte, você incentiva o crescimento da sua comunidade, bairro ou cidade.

Priorize os alimentos frescos aos industrializados ou congelados- os alimentos industrializados ou comida congelada, além de mais caros, consomem mais energia para serem produzidas. Além de gerarem mais lixo pois são embalados.

Se for inevitável o uso de alimentos embalados prefira as embalagens de vidro- as embalagens de vidro podem ser reutilizadas para acondicionar alimentos preparados em casa, além do que alimentos embalados em plástico estão contaminados por Bisfenol A, uma substancia relacionada ao surgimento de doenças como o câncer.

Na hora de suas compras use sacolas retornáveis- devemos pensar não só na forma como os alimentos são produzidos, mas também devemos ser responsáveis na hora de adquiri-los. O uso de eco bags diminui o impacto ambiental pois diminui o uso de plástico, a extração de recursos e a geração de lixo.

Escolha os alimentos orgânicos- aqueles que são cultivados sem o uso de agrotóxicos, fertilizantes ou pesticidas, em harmonia com o meio ambiente e valorizando o homem do campo.

Elabore o cardápio da semana e adquira os produtos frescos de acordo com o planejamento- desta forma diminuímos o desperdício dos alimentos. As frutas e verduras estragam mais facilmente, então sabendo o que será usado no cardápio e comprado a quantidade correta estamos evitando o desperdício.

Seja criativo na elaboração das receitas, aproveite os alimentos integralmente - use as folhas e talos dos vegetais em sopas e suflês, as sementes de abóbora podem ser torradas e usadas como aperitivo, as sementes de melão e melancia batidas no suco...

Não peça comida para viagem- prepare a comida em casa ou vá até o restaurante fazer sua refeição, assim economiza as embalagens de plástico e isopor utilizadas.

Assim, além de cuidar de sua saúde você estará ajudando a cuidar da saúde do planeta!
http://www.correiodoestado.com.br


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.