quinta-feira, 14 de abril de 2011

Ómega 3 reduz depressão pós-parto

25% das mães sofrem de depressão pós-parto, o que afecta as relações familiares e tem consequências no desenvolvimento afectivo das crianças




O consumo do ácido graxo ómega-3 durante a gravidez reduz o risco de depressão pós-parto, revelou um estudo de um grupo de cientistas americanos publicado terça-feira.

Michelle Price Judge, investigadora da Escola de Enfermagem da Universidade de Connecticut, disse ao «Folha de São Paulo» que o consumo do ácido docosahexaenoico (DHA) constituinte do ómega 3 durante a gestação auxilia o desenvolvimento do bebé e previne a depressão depois do parto.

O estudo avaliou 52 mulheres grávidas, que foram divididas em dois grupos. Metade das mulheres tomaram comprimidos e à outra metade foram administradas 300 miligramas de DHA, durante cinco dias por semana, entre as 24 e as 40 semanas de gravidez.

Os investigadores acompanharam as mulheres depois do parto e mediram as emoções através de uma escala de depressão pós-parto realizada pela co-autora do estudo e investigadora da Universidade de Connectiut. As mães que consumiam mais peixe manifestavam menos sintomas relacionados com a ansiedade.

De acordo com os investigadores, cerca de 25 por cento das mães sofrem de depressão pós-parto, o que afecta as relações familiares e tem consequências no desenvolvimento afectivo das crianças.

É, por isso, recomendado o consumo de peixes ricos neste tipo de ácidos graxos, como o salmão, entre dois e três dias por semana, por serem ricos em proteínas e minerais.

Durante o Congresso de Biologia Experimental 2011, realizado em Washington, Michelle Price Judge e a equipa frisaram a necessidade de um estudo mais alargado para entender o porquê e o alcance dos benefícios do ómega 3 para a saúde mental das mães.
Por: Redacção / SC | 13- 4- 2011 17: 33
http://www.tvi24.iol.pt


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.