sábado, 16 de abril de 2011

Dormir de bruços, hoje, pode ser a dor do ciático amanhã

Postura incorreta é a principal causa dessa inflamação, que pode persistir e virar crônica
imagem:contatocomunicacao.blogspot.com

Se você senta de maneira incorreta e no final do dia sente aquele incômodo, ou dorme de bruços e, na hora de assistir televisão, se joga no sofá sem se preocupar com a postura, cuidado! Você pode ter uma inflamação do nervo ciático, e as consequências disso são dores fortes e constantes.

A dor começa na região lombar, desce pela parte posterior da coxa e segue até o dedão do pé. "O impacto é tanto que ao sentir essa dor a pessoa trava, não consegue nem andar, devido à grande intensidade. Aí vai diminuindo, os reflexos voltam, mas a dor persiste e pode ser sentida novamente e com frequência", diz o fisioterapeuta Ivan Barreira Cheida Faria, diretor da Faculdade de Fisioterapia da Universidade Santa Cecília (Unisanta).

Quanto maior a inflamação ou a compressão do nervo, maior o trajeto da dor. São duas as principais causas da inflamação do nervo ciático: a lombalgia e a hérnia de disco.

A hérnia aparece quando uma parte da cartilagem que protege a coluna sai do lugar e pressiona os nervos que passam pelas vértebras.

Já a lombalgia (dor localizada na região lombar) pode vir de vários fatores externos. Na maioria dos casos o motivo é a má postura ou pé chato. "Ou o problema pode aparecer quando a pessoa cai, principalmente de costas, e aí a musculatura se contrai", explica Ivan.

Um estudo feito em 2006, com 2.394 pacientes da clínica da Unisanta, apontou que 63% dos entrevistados tinham algum tipo de dor no corpo. As duas causas mais relatadas foram dor lombar e dor na coluna inteira. "A dor é um pedido de socorro do seu corpo. Não adianta ir ao médico, tomar um anti-inflamatório e resolver o problema imediato. Precisa tratar a causa com algum tipo de fisioterapia", diz Ivan.

Tratamento

Hidroterapia, pilates e RPG são técnicas recomendadas para tratar as dores do ciático. "Tem gente que faz por um tempo, para e diz que o problema voltou. E vai voltar mesmo, porque é algo que não tem cura e precisa da manutenção do tratamento para se manter controlado e não causar danos maiores e dores constantes", explica o fisioterapeuta.

De acordo com a fisioterapeuta Maria Luiza Pereira Gutierrez Biton, a fisioterapia analítica é um dos métodos mais efetivos para o tratamento das dores ciáticas. Diferente da tradicional, nesse método é realizado um exame radiológico minucioso, em que são feitos testes específicos para determinar o nível e o lado da lesão muscular. "A partir do resultado, é feito um tratamento com técnicas de correção do posicionamento das articulações comprometidas, de forma manual e sem causar dor".

Como medida preventiva, deve-se dedicar a maior atenção possível à postura corporal durante a execução de exercícios físicos. Carga excessiva nos ombros, braços e pernas requer foco redobrado, especialmente em séries de movimentos acima de doze ou quinze repetições Quanto maior o número de repetições, menor deve ser a carga. De acordo com especialistas em atividade física, o ideal é procurar o equilíbrio entre número de repetições e carga - mesmo suportanto uma carga considerada leve, muitas repetições podem levar a um estresse momentâneo de determinado grupo muscular e à consequente desatenção quanto à postura como um todo. Além de comprometer a região trabalhada, quem acaba pagando um preço mais alto são as costas - cervical e lombar. De modo geral, o bom senso deve sempre prevalecer.
(Fonte: jornal A Tribuna de Santos de 02/04/11, página A-8)
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.