segunda-feira, 4 de abril de 2011

Cientistas estudam medicamento capaz de prevenir o diabetes

Seg, 04 de Abril de 2011 16:37
Érika Rodrigues
O medicamento Pioglitazona está sendo cotado como um novo fármaco que poderia prevenir o desenvolvimento de diabetes.

A Pioglitazona - medicamento utilizado no tratamento de pacientes que já desenvolveram diabetes – pode ser a alternativa para retardar o desenvolvimento da doença no seu tipo 2 em pessoas com pré-diabetes. Pacientes com pré-diabetes possuem altos níveis de glicose e grande risco de desenvolver a doença e outros problemas de saúde conseqüentes de complicações cardiovasculares como derrames e ataques cardíacos.

O estudo desenvolvido por pesquisadores da Universidade do Texas foi realizado com 604 pacientes na condição de pré-diabetes. Aleatoriamente os pacientes foram divididos em dois grupos, um deles foi tratado com a Pioglitazona e o outro recebeu placebo. O estudo durou aproximadamente dois anos e meio e durante esse período apenas 5% dos pacientes tratados com o medicamento desenvolveu a doença. No grupo que recebeu placebo cerca de 20% das pessoas desenvolveram diabetes tipo 2.

Este tipo da doença ocorre quando o organismo não responde mais aos tratamentos com insulina – hormônio responsável pela absorção de açúcar pelas células – fazendo com que a glicose se acumule nos vasos sanguíneos. O medicamento testado reduziu a pressão arterial e elevou as taxas de HDL (colesterol bom).

No entanto, como todo remédio, a Pioglitazona também apresenta efeitos colaterais que quase sempre estão relacionados com o ganho de peso e inchaços causados pela retenção de líquidos. Os cientistas ainda precisam identificar se o tratamento de prevenção apresenta resultados positivos em longo prazo. Enquanto os resultados sobre o uso da Pioglitazona não foram concluídos, os médicos acreditam que a melhor maneira de garantir qualidade de vida é por meio de dietas e exercícios físicos.
http://www.jornalciencia.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.