sexta-feira, 22 de abril de 2011

Gravidez múltipla é um dos principais fatores de risco para depressão pós-parto




A depressão pós-parto pode ter um agravante: a gravidez múltipla. Dentre as hipóteses para isso está a maior exigência física e emocional de quem gera gêmeos, segundo a psicóloga Gabriela Andrade Silva, pesquisadora da Universidade de São Paulo (USP).

Durante a pesquisa, feita com 245 mães, a psicóloga avaliou alguns fatores que levam ao desenvolvimento do transtorno. Constatou que a sensação de impotência e insegurança podem ser determinantes.

A gravidez de gêmeos é uma etapa mais complicada. E de acordo com a pesquisadora, é mais provável que a mulher pense que não terá suporte emocional, familiar e financeiro suficiente para cuidar dos filhos.

De acordo com a pesquisadora, as duas únicas mães de gêmeos que participaram do estudo tiveram depressão.

O dado não foi considerado porque a amostragem era pequena, mas há pesquisas na literatura internacional que já apontaram maior prevalência do distúrbio em gestações múltiplas.

Cerca de 12% das mulheres têm depressão pós-parto. O transtorno pode começar logo nas primeiras semanas ou até um ano depois do nascimento do bebê. Mas, a duração e a intensidade dos sintomas variam muito e não devem ser confundidas com as de baby blue, tristeza que dura de quatro dias a duas semanas e afeta cerca de 50% das mulheres.

Há diferenças nos sintomas. Na baby blue a mulher sente um pouco de irritação pela privação do sono e pelo cansaço, mas a sensação passa sozinha. Enquanto que na depressão, além do cansaço e da melancolia serem mais fortes, pode acontecer de a mãe perder o interesse pela criança ou, no outro extremo, cuidar excessivamente do bebê e perder interesse por outros filhos e membros da família.

Reconhecer o problema e procurar ajuda são determinantes para garantir a saúde do bebê e da mãe. Principalmente, porque o transtorno pode prejudicar o cuidado da criança, as relações familiares e causar sofrimento intenso. Por isso, procurar tratamento o quanto antese o melhor, afirmam os especialistas.
Por Mondarto
http://www.corposaun.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.