sábado, 2 de abril de 2011

Médico alerta que cerca de 90% dos diabéticos podem desenvolver problemas de visão ao longo da vida

Uma das principais causas de cegueira no mundo é derivada da diabetes. A chamada retinopatia diabética afeta a grande maioria dos diabéticos. Segundo o doutor Fábio Gasparin, oftalmologista do HCO – Centro Completo de Oftalmologia, a retinopatia atinge cerca de 50% dos pacientes e após 30 anos de Diabetes o índice pode chegar até 90%. O médico garante: “A retinopatia diabética é uma alteração na retina. Os olhos possuem uma camada de vasos sanguíneos que possui a maior concentração de oxigênio do corpo humano, sendo por isto, o local onde os efeitos iniciais da doença se manifestam sob diversas formas”, explica.
A retina é uma camada de prolongamento dos nervos dos olhos, nos quais as células receptoras – que percebem a luz e enviam as imagens para o cérebro – ficam alojadas. “Ao serem lesionados, os vasos sanguíneos da retina podem vazar fluído ou sangue, causando distorções ou borrar as imagens.O diabetes também pode fazer com que haja um crescimento excessivo dos vasos em um momento mais avançado da doença”, aponta o médico.

Quais são os sintomas a que devemos ficar atentos?
Os sintomas da retinopatia diabética variam conforme o estágio da doença, mas os principais são visão borrada, flashes, moscas volantes e perda repentina da visão.
Segundo Dr. Fábio, o mais importante para evitar a perda visual é a prevenção, através do controle rigoroso do diabetes, que deve ser feito com o acompanhamento do endocrinologista.Todo paciente que descobre que tem diabetes deve procurar um oftalmologista para fazer o exame de fundo de olho.Quando já existem lesões oculares,a principal forma de tratamento é a fotocoagulação retiniana com laser e o uso de medicações intraoculares, de pendendo da gravidade do caso.” Quanto mais precoce o diagnóstico e a realização do tratamento na fase adequada, melhor o resultado e consequentemente a recuperação visual “ , afirma o especialista.
Por Lais
http://www.corposaun.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.