quarta-feira, 20 de abril de 2011

Cientistas descobrem nova vacina contra a AIDS




Pesquisadores têm um novo alvo para a vacina contra a AIDS, é um filamento do HIV chamado em inglês de V3 loop. Os anticorpos produzidos pelo sistema imunológico que atacam esse filamento conseguem oferecer proteção contra vários subtipos do vírus.

Segundo os cientistas do Instituto do Câncer Dana-Farber, esse filamento é considerado um pré-requisito para qualquer vacina contra AIDS, uma vez que os vírus passam por mutações muito rapidamente.

Para chegar ao resultado os cientistas fizeram um preparado de milhões de anticorpos idênticos, retirados de um ser humano positivo para um clado específico do HIV. Após isso, injetaram os anticorpos em macacos expostos a um clado diferente do vírus. O grande diferencial é que mesmo os anticorpos da porção do V3 loop dos vírus protegeriam os macacos da infecção.

De acordo com o farmacêutico, tutor do Portal Educação, Ronaldo de Jesus Costa, a ciência está a um passo importante no desenvolvimento de uma vacina. “A possibilidade de mutação, contudo, existe e é típica de vírus. Inclusive, o V3 loop (a alça V3) é uma estrutura que auxilia na ligação do vírus à célula que será infectada. Esse mecanismo já é alvo de alguns medicamentos, porém já se tem estruturas resistentes. Assim, é importante verificar essa capacidade do vírus de mutação”, explica o tutor.

Agora os pesquisadores vão estudar a vacina, para que a mesma possa proporcionar ao organismo a geração de anticorpos contra o vírus.

A síndrome da imunodeficiência adquirida (SIDA, normalmente em Portugal, ou aids, mais comum no Brasil, onde também se grafa com maiúsculas, AIDS) é uma doença do sistema imunológico humano causada pelo vírus da imunodeficiência humana (HIV). Esta condição reduz progressivamente a eficácia do sistema imunológico e deixa as pessoas suscetíveis a infecções oportunistas e tumores. O HIV é transmitido através do contato direto de uma membrana mucosa ou na corrente sanguínea com um fluido corporal que contêm o HIV, tais como sangue, sêmen, secreção vaginal, fluido preseminal e leite materno.
Por Lais
http://www.corposaun.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.