quinta-feira, 7 de abril de 2011

Uso de células tronco para fins estéticos ainda vai demorar

Por Lais


Uso de células tronco para fins estéticos ainda vai demorarO uso de células-tronco na área de estética avança a passos consideráveis, contudo ainda se restringe ao campo das pesquisas. Uma das mais desejadas aplicações – o aumento de mama – tem apresentado boas perspectivas, mas carece de maior observação.

“Na prática, o processo consiste na retirada de tecido adiposo (gordura) do próprio paciente. Parte é guardada e outra parte é tratada por um laboratório especializado. Desse material processado são extraídas as células-tronco que, misturadas novamente à gordura guardada, são injetadas para aumento de volume”, explica o cirurgião plástico Fausto Bermeo, membro da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP).

Ocorre que essas células podem seguir se reproduzindo, o que possibilita aumento indesejado da mama – inclusive de apenas uma. “Por isso, os estudos de longa duração são fundamentais antes que a prática chegue ao mercado”, enfatiza Dr. Fausto.

Atualmente, excelentes resultados são obtidos apenas com a inserção de gordura lipoaspirada do próprio paciente. “Cabe enfatizar que a técnica não substitui a colocação de próteses, mas atua na melhoria do contorno das mamas”, afirma o cirurgião.

Células-tronco são células capazes de multiplicar-se e diferenciar-se nos mais variados tecidos do corpo humano (sangue, ossos, nervos, músculos, etc.). Sua utilização para fins terapêuticos pode representar talvez a única esperança para o tratamento de inúmeras doenças ou para pacientes que sofreram lesões incapacitantes da medula espinhal que impedem seus movimentos.

As células-tronco existem em vários tecidos humanos, no cordão umbilical e em células embrionárias na fase de blastócito. Pesquisas com células-tronco, porém, estão cerceadas pela desinformação ou por certas posições religiosas que vêem nelas um atentado contra a vida em vez de um recurso terapêutico que possibilitará salvar muitas vidas.

Nos últimos anos o assunto “células-tronco” tem sido muito debatido, e é objeto freqüentemente exposto na mídia. Como a maioria das grandes novidades, esta área está sendo superestimada se for considerada a realidade atual, entretanto não há dúvidas de que as suas potencialidades são enormes, e pode-se esperar um novo tipo de Medicina a partir da evolução dessas pesquisas. Na verdade, o que se tem hoje é uma série de perspectivas e os resultados obtidos nas experiências em animais de pequeno porte não podem, ainda, ser extrapolados para a espécie humana.
http://www.corposaun.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.