segunda-feira, 11 de abril de 2011

Cuidados simples podem prevenir infecção urinária

De acordo com o urologista Eduardo Nunes, mulheres são mais acometidas com a doença em virtude da própria anatomia feminina

Não reter a urina por longos períodos, boa higiene, ingestão de pelo menos dois litros de água por dia e acompanhamento médico regular podem ajudar na prevenção da doença, que se manifesta de forma grave ao atingir os rins



Vontade frequente de ir ao banheiro, dificuldade para urinar, ardência e ocasional presença de sangue na urina são sintomas que devem ser vistos como sendo um alerta para o risco de infecção urinária, principalmente quando se tratar de crianças até os seis anos de idade, mulheres jovens que possuem vida sexual ativa e homens com mais de 60 anos.

Cuidados simples como não reter a urina por longos períodos, boa higiene, ingestão de pelo menos dois litros de água por dia e acompanhamento médico regular (urologista) podem ajudar na prevenção da doença, que se manifesta de forma grave ao atingir os rins. De acordo com o urologista e cirurgião do Hospital Geral do Estado (HGE), Eduardo Nunes, a forma mais comum da infecção urinária é a cistite, que atinge somente a bexiga. Quando a infecção alcança o trato urinário superior (rins), o caso torna-se mais grave apresentando sintomas com dor lombar, febre, calafrios, fraqueza, náuseas e vômitos.

“Normalmente, as infecções urinárias são causadas por bactérias presentes na flora intestinal. No trato intestinal, essas bactérias atuam de forma benéfica, mas tornam-se nocivas quando entram em contato o sistema urinário. As mulheres são mais acometidas com a doença em virtude da própria anatomia feminina. Diferentemente dos homens, elas possuem a uretra menor, o que permite que as bactérias tenham um acesso mais fácil à bexiga”, explicou.

No âmbito do Sistema Único de Saúde (SUS), o diagnóstico e tratamento das infecções urinárias devem ser realizados nas unidades básicas de saúde, por meio de consultas com um médico urologista. “O diagnóstico é feito com um simples sumário de urina, mas podemos ser mais precisos e utilizar a cultura de urina e em alguns casos específicos são necessários exames radiológicos”, informou Eduardo Nunes.

Apesar do tratamento requerer um atendimento ambulatorial, muitos pacientes procuram o Hospital Geral do Estado com sintomas de infecção urinária. O HGE é uma unidade de referência para o atendimento de urgência e emergência para casos graves, principalmente para as vítimas de acidentes de trânsito, agressões e Acidente Vascular Cerebral (AVC).

“Dos pacientes que procuram o hospital com sintomas de infecção do trato urinário, a maioria apresenta apenas cistite e que deveria ser tratada nos postos de saúde”, reforçou, acrescentando que o tratamento é feito à base de antibióticos. Nos casos graves, pode ser necessário internamento para tratamento hospitalar.

Prevenção - Medidas importantes podem ser adotadas no dia a dia para prevenir as infecções urinárias, tais como lavar as mãos antes e após utilizar o banheiro; no banho, as mulheres e meninas devem lavar-se sempre na direção da frente para trás; trocar os absorventes várias vezes durante o período menstrual, pois o sangue é um meio de proliferação de bactérias; urinar após as relações sexuais e evitar duchas e sprays de higiene íntima.
Ednar Costa
Ascom Sesau


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.