sábado, 16 de abril de 2011

Por que a histerossalpingografia é um exame essencial para o diagnóstico da infertilidade feminina?




A histerossalpingografia é um exame realizado por intermédio da injeção de contraste no colo uterino, com o objetivo de opacificar o útero e as trompas uterinas, avaliando, com isso, a arquitetura interna do trato reprodutivo feminino. Pode, portanto, fornecer informações em relação a anormalidades tubárias e uterinas em pacientes com infertilidade primária ou secundária ou que tenha tido abortos recorrentes. Seu baixo custo e seu pequeno risco de complicações ou intercorrências tornam o exame muito utilizado para a avaliação inicial das queixas de infertilidade.
“O exame faz parte da rotina de investigação de infertilidade, o que o torna de grande importância, uma vez que aproximadamente 15% de todos os casais apresentarão infertilidade primária ou secundária, em algum momento de suas vidas reprodutivas”, explica o Prof. Dr. Joji Ueno, diretor do Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo.
Muitas vezes, os resultados da histerossalpingografia são específicos e podem ser interpretados como causa de infertilidade, o que podemos notar nos diagnósticos de obstrução bilateral de trompas, sinéquias extensas da cavidade uterina, útero uni ou bicorno, hidrossalpinge bilateral e de endometriose tubária severa.
“Em outros casos, os resultados do exame não indicam, com certeza, as causas de infertilidade da paciente, o que ocorre quando são encontrados obstrução tubária unilateral, salpingite ístmica nodosa – endometriose tubária – leve, útero arqueado, dentre outros problemas. Nestes casos, deve-se atribuir a causa da infertilidade aos resultados apontados pelo exame apenas se forem descartadas todas as outras possíveis causas de infertilidade”, explica Joji Ueno.
“No Instituto de Ensino e Pesquisa em Medicina Reprodutiva de São Paulo realizamos regularmente cursos que auxiliam o ginecologista a fazer o diagnóstico preciso das causas da infertilidade feminina. O Curso Propedêutica em Reprodução Humana: Histerossalpingografia é uma oportunidade de atualização para residentes, radiologistas, ginecologistas e especialistas em reprodução humana. Tem eminentemente caráter prático, pois serão apresentados os resultados de diversas histerossalpingografias com o objetivo de discutir os casos clínicos com os participantes do curso. Carmen Navarro, a radiologista que ministrará o curso dedica-se principalmente a realizar este exame. A médica é uma das referências em histerossalpingografia na cidade de São Paulo”, destaca Ueno.
Por Lais
http://www.corposaun.com
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Um comentário:

  1. tenho hidrossalpingese severa, já fiz 5 cirurgias a ultima foi esterectomia total e ainda sofro com muita dor, tomo remédios controlados, sou funcionária pública do estado, no momento estou de licença médica, vou fazer laparoscopia em breve, será que posso aposentar por invalidez?

    ResponderExcluir

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.