quarta-feira, 13 de abril de 2011

Clínica espanhola testa vacina contra câncer de mama

Uma clínica na Espanha deu início aos primeiros testes com vacinas contra o câncer de mama. As vacinas personalizadas tem como finalidade reduzir as recaídas em pacientes que sofreram câncer de mama.

As vacinas são elaboradas com células do sistema imune da paciente e estimuladas com seu próprio tumor para reduzir a progressão da doença.

O estudo, dirigido pela Clínica Universidade de Navarra, é pioneiro em aplicar o tratamento combinado ao padrão.

De acordo com os pesquisadores, os resultados preliminares sobre um eventual aumento de respostas do tumor, como por exemplo, redução de tamanho e, inclusive, desaparecimento, aos tratamentos combinados de quimioterapia e imunoterapia deste teste clínico poderiam ser obtidos em maio de 2012.


O teste foi aprovado recentemente e ainda mantém aberta a fase de recrutamento de pacientes voluntárias. São aceitas para participar do estudo, mulheres diagnosticadas com câncer de mama em estágios 2 e 3, correspondentes a tumores não metastásicos, de mais de dois centímetros, com ou sem afetação ganglionar.

As pacientes aprovadas para os testes não deixarão de serem submetidas ao tratamento convencional (quimioterapia para reduzir o volume da doença, extirpação do tumor e radioterapia), mas receberão também as vacinas personalizadas antes da cirurgia e posteriormente como manutenção ao tratamento.

O projeto tem dois anos de duração e complementa o tratamento tradicional, com mínimo de seis vacinas e máximo de 14. As vacinas são elaboradas no laboratório de Tratamento Celular da Clínica Universidade de Navarra com células tumorais extraídas dos próprios pacientes.

Para a confecção da vacina, é realizada na paciente uma biópsia do tumor, as células tumorais são processadas e delas são obtidos os antígenos — molécula capaz de induzir uma resposta do sistema imune.

Além disso, são extraídas células do sistema imunológico, assim, as próprias defesas da paciente podem reconhecer o tumor como uma ameaça para o organismo.
Por Mondarto
http://www.corposaun.com


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.