domingo, 11 de agosto de 2013

Conheça a (quase anorexia) doença que acaba com sua saúde e boa forma

Conheça a (quase anorexia) doença que acaba com sua saúde e boa forma
Você já ouviu falar em (quase anorexia)? Não?! Pois saiba que muitas mulheres estão passando pelo transtorno e uma delas pode ser você! Leia com muita atenção e cuide-se!

Conheça a (quase anorexia) doença que acaba com sua saúde e boa forma

Uma "nova" síndrome surge!
Sua amiga só fala na dieta da moda e já jurou amor ao grão da vez. Não está fora de forma, mas sabe quantas calorias são necessárias para somar 1 quilo na balança e repete mentalmente como um mantra a descoberta científica da semana: "Corte os carboidratos", "Não beba nada durante a refeição" ou "Fuja dos alimentos industrializados".

Cá entre nós, nem precisava de tanta neura, afinal usa manequim 38 ou 40 e tem o corpo bonito de uma mulher normal. É o caso da veterinária Mariana Torres, 29 anos. Por mais que saiba que é magra (tem 1,67 metro e 53 quilos), carrega a preocupação com o corpo para qualquer círculo social.

"No bar, no trabalho, em casa, meu assunto sempre cai em dieta, mesmo que eu esteja comendo um pastel na hora", diz. Ainda assim, o costume passou despercebido pela paulista até ela receber alguns puxões de orelha. "Amigos e familiares começaram a me dar toques de que eu só falava disso, que estava ficando chata", diz.

Ela experimentou todas as dietas do momento, mas nunca seguiu nenhuma por mais de quatro dias. A ida à academia também perde quase sempre para a preguiça - o que não faz com que ela deixe de se martirizar com aquela gordurinha na cintura. Você se reconhece ou logo veio à mente alguma amiga? Pois é, essa nova síndrome está se alastrando entre as mulheres do mundo todo, principalmente no grupo das com 20 a 30 e poucos anos.

Em busca do "peso ideal"
É até estranho pensar que, mesmo com o sucesso de campanhas que valorizam a beleza natural, cheguem cada vez mais aos consultórios pacientes com uma visão distorcida do próprio corpo. "Esse comportamento é ainda mais frequente entre as mulheres nascidas a partir dos anos 80", diz a psicóloga Pamela Magalhães, do Programa de Atenção aos Transtornos Alimentares, da Unifesp. É uma geração mais perfeccionista, individualista, ansiosa e insegura.

Para quem olha de fora, ouvir essa mulher reclamar que precisa perder peso pode parecer frescura ou só mais um pedido de confete, mas não é bem assim. Para ela, o elogio e a sensação de aceitação são tão bons como se tivesse realmente enxugado os quilinhos que vê a mais.

Quem vive essa busca frenética de recursos para emagrecer luta também contra aquilo que menos tolera nela mesma: a dificuldade de controle. Por isso, nunca consegue mudar o que acha que precisa para ficar tão magra quanto pensa que deve ser.

"Ao mesmo tempo que essa mulher cria uma expectativa por realizar grandes feitos, a insegurança não a deixa persistir em nenhuma meta que estipula", diz Heloisa Schauff, psicóloga de São Paulo. Ela falta na academia, come junk food e não nega uma happy hour com as amigas. Depois desses "deslizes", a mente da publicitária Ana Dellosso, 23 anos, de São Paulo, é tomada pela culpa.

Com 1,70 metro e 61 quilos (um peso normal, segundo a Organização Mundial da Saúde), ela vive um dilema interno: não gosta do seu reflexo no espelho, mas não consegue maneirar na comida. "A atitude de colocar tanta pressão sobre si e a culpa são as formas que elas encontram de se punir e sabotar o momento", diz Pamela.

Logo, como sabem que estão boicotando seu projeto, não conseguem se entregar a uma satisfação plena. E agindo assim nunca vão se sentir totalmente satisfeitas com nada - muito menos consigo mesmas.

Quase já é muito: quando a neura passa do limite
Para sofrer de um transtorno alimentar, não é preciso se encaixar no diagnóstico de anorexia ou bulimia - nem ser pele e osso. A psicóloga americana Jennifer Thomas, autora de Almost Anorexia ("Quase anorexia", em tradução livre) defende que mulheres que somam uma fissura por passar horas na academia ao interesse exagerado em dietas podem sofrer de um distúrbio que já é mais frequente nos EUA do que os dois mais famosos: a quase anorexia, que aparece quando a preocupação com a comida e a forma física vira obsessão.

Se você se "enquadra" nesse perfil procure ajuda de um médico clínico geral, psicólogo e nutricionista para tratar corretamente do transtorno visando sua plena recuperação e saúde perfeita.

Fonte: M de Mulher, Revista Nova
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.