quinta-feira, 1 de agosto de 2013

Gengibre: detox, emagrecedor, afrodisíaco e muito mais

O gengibre é apontado, ainda, como um auxílio extra em casos de dores de cabeça. (Foto: iStock)

Incluir o gengibre na dieta cotidiana é uma alternativa que pode trazer muitos benefícios à saúde. Com mais de 400 propriedades, ele pode te ajudar a mandar para o espaço aqueles quilos extras, dá um levante quando você está resfriado e ainda ajuda a melhorar a vida sexual. Utilizado a mais de cinco mil anos ao redor do mundo, chegou a hora dele estar presente nas suas refeições.

De acordo com a nutricionista especialista em Fitoterapia Funcional, Suely Iglesias, o gingerol - responsável pelo sabor picante - é uma das substâncias ativas presentes no gengibre com ações benéficas ao organismo. "É antifúngico, anti-inflamatório, analgésico, antipirético, inibe a agregação das plaquetas evitando o aparecimento de trombos, ação cardiotônica, efeito protetor de células nervosas contra doenças degenerativas e atividade protetora contra câncer", lista.
Pouco calórico por não conter gorduras e nem sódio, o gengibre possui vitaminas A, B3, B6, folato e sais minerais como cobre, magnésio, selênio, zinco e potássio. O rizoma é bastante usado no combate a gripes e resfriados, pois atua como expectorante e antitussígeno. Além disso, ajuda a estimular o apetite e a controlar náuseas e vômitos. O alimento é apontado, ainda, como um auxílio extra em casos de dores de cabeça, doenças reumáticas, cólicas menstruais e dificuldades na circulação periférica. Sua ação antioxidante dá uma mãozinha não só para o sistema imunológico, mas também para a pele, prevenindo o envelhecimento precoce que tanto tememos. Entre todos os benefícios os mais visíveis são a melhora do processo digestório, assim como das queixas gástricas.

O efeito termogênico do gengibre também é bastante importante. E isso é responsabilidade do gingerol (olha ele aí de novo!), que auxilia na perda de peso. "A termogênese é a capacidade de equilibrar a temperatura interna do corpo com a do meio ambiente. Faz parte do mecanismo termo regulação, que permite a certos seres vivos gastarem energia para produzir e dispersar calor de acordo com as mudanças no meio externo ou com as necessidades internas. A termogênese está estritamente associada ao metabolismo", explica.
Já a termogênese alimentar é a energia que consumimos para processar e digerir os alimentos. "Se uma pessoa consome ingredientes hipercalóricos, notará que transpirou após a refeição, porque o organismo procura eliminar, sob a forma de calor, a energia que está sendo armazenada sob a forma de gordura. Mas existem alguns alimentos, chamados termogênicos, que tornam o processo da digestão mais lento, ou que aumentam a queima de calorias, como o gengibre", esclarece a nutricionista.
Então, para quem quer enxugar as medidas a dica é usá-lo antes das refeições, pois minimiza a quebra das gorduras dificultando sua absorção. "Além disso, o gengibre aumenta o valor de PH dos ácidos estomacais, reduzindo as taxas de secreção gástrica, acelerado a atividade das enzimas necessárias para a digestão", ressalta Suely.

Ser aliado da perda de peso já faz do gengibre um amigo do peito. Então, o que dizer sobre suas propriedades afrodisíacas? "O gengibre funciona como um estimulante do sistema circulatório, o que pode ter como consequência o aumento do poder e desejo sexual", diz a especialista.
Como é possível perceber, o gengibre é excelente para a saúde. No entanto, existem alguns fatores de risco que merecem atenção. "Algumas mulheres relatam um sangramento menstrual extra ao tomar o gengibre de uma forma intensiva", pontua Suely, explicando que isso acontece porque o alimento é um vasodilatador. Por isso, quando tomado em quantidades elevadas pode favorecer o sangramento por menstruação. Alta dose de gengibre também pode agravar alguns problemas de coração. "Não use gengibre em grandes quantidades se você tiver um problema cardíaco", aconselha.

O uso de gengibre durante a gravidez é controverso. Existe alguma preocupação de que o gengibre possa afetar os hormônios sexuais fetais. No entanto, estudos em mulheres grávidas não confirmam esse estudo e sugerem que o gengibre pode ser usado com segurança. "Por ainda não ser claro se o gengibre pode ter algumas contra indicações na gravidez sugere-se um consumo pouco intensivo do gengibre e que consulte o médico", observa a nutricionista, completando que também não existem estudos conclusivos que apontem fatores de risco no consumo de gengibre de uma forma moderada durante a amamentação. E mais: pessoas que sofrem com hipertensão arterial ou têm problemas no estômago, como gastrite e úlcera, devem buscar orientação médica antes de começar a consumir gengibre diariamente.

O gengibre pode ser encontrado em forma de cristais mastigáveis, desidratado em cápsulas ou em pó e fresco, o que seria o ideal. Para fazer uma boa compra, segundo Suely, a aparência é muito importante, pois geralmente quando ele está ressecado por fora, fica murcho por dentro. "Para garantir uma boa escolha, verifique se o alimento está liso, claro e firme", ensina. A nutricionista também ressalta que quanto mais velha for, mais picante será o seu sabor.
O rizoma pode ser usado no preparo de chás, doces e salgados. Inclusive, por seu sabor intenso, ele é um dos ingredientes que podem ser adicionados à alimentação como substituto do sal, ou de parte dele.

Sem ideia do que preparar com gengibre?


Chá termogênico
Ingredientes:
1 1/2 l de água
2 colheres de sopa de gengibre fresco
1 rodela de limão sem casca
4 colheres de açúcar
6 unidades de cravo
1 pedaço de 5 cm de canela
Modo de Preparo:
Caramelizar o açúcar, junte o gengibre, o cravo, a canela e o limão. Junte a água e deixe ferver por 15 minutos. Coar e servir bem quente


Sopa de abóbora com gengibre
Ingredientes:
1 kg de abóbora de pescoço
1 unidade de cebola
2 colheres (sopa) de manteiga
1 colher (chá) de sal
1 colher (sopa) de gengibre em pó.
Modo de Preparo:
Refogue a cebola na manteiga. Acrescente a abóbora, tempere com sal e cubra com água. Cozinhe em fogo baixo por 15 minutos. Bata no liquidificador até consistência de creme. Misture bem o gengibre.


Atum com gengibre
Ingredientes:
3 postas médias de atum fresco (cerca de 600 g)
3 colheres (chá) de gersal
1 colher (chá) de gengibre em pó
200 g de shiitake
200 g de shimeji
3 colheres (sopa) de óleo de gergelim
2 colheres (sopa) de missô
2 colheres (sopa) de nirá picado finamente
sal a gosto

Modo de Preparo:
Lave as postas de atum sob água corrente e seque com toalha de papel. Corte-as em tiras de três centímetros x 10 cm e coloque numa tigela. Junte o gersal e o gengibre em pó e mexa, cuidadosamente, com uma espátula (pão-duro) por um minuto, ou até o peixe ficar totalmente envolvido no tempero. Reserve. Lave os cogumelos, seque com toalha de papel e retire a parte mais dura dos pedúnculos. Corte os shiitakes em tiras e separe os shimejis. Leve ao fogo uma frigideira funda ou uma wok com o óleo de gergelim até aquecer. Junte o atum e frite, salteando de vez em quando, por quatro minutos, ou até dourar a superfície. Faça este procedimento bem rapidamente, para o atum ficar vermelho por dentro. Retire o atum e reserve. Na mesma frigideira, acrescente o shiitake e o shimeji e refogue, salteando de vez em quando, por mais três minutos, ou até ficarem macios. Adicione o missô e deixe cozinhar por mais im minuto. Junte o nirá, o peixe e acerte o sal, se necessário. Deixe por mais dois minutos, retire do fogo e sirva.

Dica: Saltear é um processo rápido que consiste em frigir os alimentos em óleo, azeite de oliva ou manteiga, sacudindo a frigideira de vez em quando durante o cozimento.

fonte:http://br.mulher.yahoo.com/gengibre-detox-emagrecedor-afrodis-aco-e-muito-mais-140200894.html
Por Carolina Mouta | Yahoo! Contributor Network
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.