quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sintomas de um AVC


O Acidente Vascular Cerebral, mais conhecido por AVC, ou derrame cerebral, ocorre quando existe um entupimento ou rompimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, provocando a paralisia da área cerebral que ficou sem circulação sanguínea adequada.

O AVC também é chamado de Acidente Vascular Encefálico –AVE. Por tudo isto é de extrema e óbvia importância saber e reconhecer os sintomas de um AVC.

Tipos de AVC
Existem dois tipos de AVC: o isquémico e o hemorrágico. Um AVC isquémico é o que acontece com o entupimento dos vasos que levam sangue ao cérebro, enquanto que o hemorrágico se dá com o rompimento do vaso sanguíneo, provocando um sangramento no próprio cérebro.

Os primeiros sintomas de um AVC aparecem quando se sofre um AVC repentino e incluem variadas possibilidades. Um dos sintomas de um AVC mais reconhecido é a dormência, fraqueza ou paralisia de um lado do corpo. Sente-se uma diminuição da força muscular a par de uma clara dificuldade de equilíbrio e movimento, sendo que em alguns casos também poderá ocorrer uma paralisia da face com desvio dos lábios, em que a pessoa fica com um aspeto característico, ficando incapaz de conter a própria saliva no interior da boca.

Outros dos típicos sintomas de um AVC é a fala arrastada, ou mesmo a dificuldade em encontrar palavras ou manter um discurso compreensível. O que aqui acontece é uma alteração na fala, em que a pessoa fica incapaz de se expressar oralmente ou apresentar uma linguagem arrastada e enrolada. Nos casos em que uma pessoa até consegue falar, mas apresenta um discurso aparentemente sem nexo.

Ficar com a visão subitamente enublada ou mesmo a total falta dela é mais um destes sintomas. A perda de visão de um olho ou mesmo de parte do campo visual, nem que seja temporariamente, é um claro sinal de alerta. Também a confusão ou a instabilidade são sintomas de um AVC. De facto, são mesmo frequentes as tnturas com uma súbita perda de equilíbrio.

Se, de repente, tiver uma forte dor de cabeça, sem aparente causa e diferente do habitual, seguida de vómitos, sonolência ou perda de consciência é mais um sinal de alerta.

Teste
Saiba que pode fazer um simples teste que o vai ajudar a reconhecer se uma pessoa teve, de facto, um AVC, ou se está a sofrer um ataque isquémico transitório, contém três observações:

Fraqueza facial – verificar se a pessoa pode sorrir e se tem a boca ou um olho descaído;
Fraqueza no braço – verificar se a pessoa consegue levantar os braços;
Problemas de expressão – verifcar se a pessoa consegue falar com clareza e entender o que lhe é dito.
De facto, consoante a região cerebral atingida, além da extensão das lesões, o AVC poderá oscilar entre dois opostos, mais ou menos graves. Os de menor intensidade não vão deixar praticamente sequelas, enquanto que os mais graves poderão levar uma pessoa à morte ou a um estado de total dependência.

Se todos este sintomas de um AVC desaparecerem passados alguns minutos ou horas, é porque ocorreu um mini-AVC, ou seja, um ataque transitório, mas não é por isso que deverá ser tratado com menos emergência, pois é necessária uma urgente avaliação médica.

Em todo o caso, caso reconheça algum destes sintomas de um AVC, há que ligar o 112 de imediato.

fonte:http://www.vidadequalidade.org/sintomas-de-um-avc/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.