terça-feira, 6 de agosto de 2013

Vacina brasileira contra a Aids será testada em macacos

(Foto: Reprodução)

Uma pesquisa brasileira com o objetivo de combater a Aids começará a ser testada em macacos, conforme informou a Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), na última segunda-feira, 5.

Batizado de HIVBR18, o imunizante será testado nos próximos dois anos. Os cientistas estimam que, no estágio atual de desenvolvimento, a vacina não eliminaria totalmente o vírus do organismo, mas manteria a carga viral reduzida a ponto de a pessoa infectada não desenvolver a imunodeficiência e, consequentemente, não transmitir o vírus.

Os pesquisadores analisaram o sistema imunológico de um grupo especial de portadores do HIV que mantinham o vírus por controle por mais tempo do que a maioria. Constatou-se, então, que a quantidade de linfócitos T do tipo CD 4 – o principal alvo do vírus HIV – no sangue destas pessoas era mais elevada do que o normal.

Os estudos avançaram e, recentemente, uma versão evoluída da vacina foi testada em camundongos. Há a esperança de que ao menos o HIVBR18 possa ser usado para fortalecer o efeito de outras vacinas contra a Aids.

Os primeiros experimentos começarão com um grupo de macacos do Instituto Butantã, um dos principais centros científicos públicos do Brasil, vinculado à Secretaria de Saúde de São Paulo.

A inovação foi desenvolvida e patenteada pelos pesquisadores da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP), Edecio Cunha Neto, Jorge Kalil e Simone Fonseca. Atualmente, o projeto é conduzido no âmbito do Instituto de Investigação em Imunologia, um dos Institutos Nacionais de Ciência e Tecnologia (INCTs), um programa do Ministério da Ciência, Tecnologia e Inovação (MCTI), apoiado pela Fapesp no Estado de São Paulo.

fonte:http://olhardigital.uol.com.br/noticia/36523/36523
Por Redação Olhar Digital
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.