quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Descubra o poder das diferentes farinhas

Elas protegem o corpo de doenças como hipertensão e ajudam a emagrecer

As farinhas são obtidas através da moagem de vegetais ou cereais. Possuem alto valor nutricional, pois conservam todos os nutrientes dos alimentos e são opções práticas e fáceis de serem incluídas no cardápio. Basta adicioná-las na comida, caldo de feijão, sopas, molho de macarrão, em receitas de pães, bolos e biscoitos ou até mesmo na água.

Neste artigo procuro listar alguns tipos de farinha e suas características que podem influenciar sua dieta e sua saúde. Por serem excelentes fontes de fibras, estas farinhas, combatem à constipação intestinal, reduzem o colesterol total e LDL colesterol, previnem e controlam o diabetes, além de causar saciedade.

Farinha de feijão branco -Ela é fonte de faseolamina, que inibe parcialmente a ação da amilase, enzima que digere carboidratos. A menor absorção de carboidratos pelo organismo tem um efeito coadjuvante no processo de emagrecimento, e auxilia no controle das taxas de açúcar no sangue em diabéticos.

A farinha de feijão branco não é usada em receitas. Um bom jeito de inseri-la em sua dieta é colocar uma colher de café de farinha de feijão branco em sucos ou água, antes das principais refeições. Essa quantidade já é o bastante para que o organismo tenha uma menor absorção de carboidratos.

"Estas farinhas, combatem à constipação intestinal, reduzem o colesterol, previnem e controlam o diabetes, além de causar saciedade."
Farinha de berinjela - Essa farinha é uma boa fonte de fibras, que aumentam a sensação de saciedade e por isso é um auxiliar no emagrecimento. Reduz o LDL (colesterol ruim), triglicérides e ácido úrico e combate a constipação intestinal.

Sugere-se o consumo de duas colheres de sopa de farinha de berinjela no almoço e jantar para que os efeitos benéficos sejam notados

Farinha de soja preta - A soja preta possui em sua casca uma substância chamada antocianina, um fitoquímico de ação antioxidante, importante para a prevenção contra câncer e envelhecimento precoce, além de proteger contra doenças cardiovasculares e diabetes. Ela também pode ajudar a prevenir o ganho de peso, controlar os índices de gordura e o nível de colesterol no sangue.

A quantidade indicada para o consumo dessa farinha é de duas colheres de sopa por dia, que podem ser divididas ao longo das refeições.

Farinha de banana verde - Ela contém um tipo de carboidrato chamado amido resistente, que favorece o crescimento e a adesão de bactérias probióticas no intestino. Essas bactérias têm relação com maior produção intestinal de hormônios saciogênicos, que causam a saciedade. Auxilia no controle do diabetes, redução do LDL e melhora o funcionamento intestinal. Por fortalecer a microbiota intestinal estimula o sistema imunológico, o que ajuda o corpo a ficar mais resistente a doenças.

O consumo de duas colheres de sopa ao dia, no almoço e jantar, são suficientes para exercer efeitos benéficos à saúde.

fonte: Bruna Murta : nutricionista da rede Mundo Verde.
Link: http://www.minhavida.com.br/alimentacao/materias/11906-descubra-o-poder-das-diferentes-farinhas
imagem ilustrativa:bioculinaria.blogspot.com
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.