quarta-feira, 28 de agosto de 2013

Sete maneiras de incluir a quinoa no cardápio

Na sopa, no suco ou em receitas, grão enche o prato de nutrientes

Ela é figurinha carimbada no cardápio de quem é vegetariano, mas todo mundo pode tirar proveito dessa excelente fonte de proteína vegetal, a quinoa. Ela também é rica em fibras, cálcio e ferro, sendo uma ótima pedida para enriquecer a dieta. Algumas pessoas podem ainda ter dúvidas de como incluir esse grão no prato, temendo perder nutrientes ou exceder as calorias. De acordo com o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia, não há uma recomendação certa para o consumo diário de quinoa, mas que duas colheres de sopa são o suficiente para trazer benefícios sem exceder nas calorias. Por isso, no Ano Internacional da Quinoa, confira como consumir esse alimento sem prejuízos:

salada de quinoa - Foto Getty Images

Saladas
A quinoa pode ser usada para temperar a salada de duas maneiras: como a semente propriamente dita ou então na forma de farinha. "Em ambos os casos a quinoa tem todos os seus nutrientes conservados e o consumo diário não deve ser feito em quantidades elevadas, pois é um grão calórico (330 calorias em 100g)", diz o nutrólogo Roberto Navarro, da Associação Brasileira de Nutrologia.

Com frutas ou leite
De acordo com o nutricionista Israel Adolfo, de São Paulo, os grãos inteiros da quinoa podem ser consumidos como um cereal matinal, acompanhando leite ou frutas, por exemplo. "Essa é uma maneira de acrescentar mais proteínas, fibras e ferro ao seu café da manhã, nutrientes tão essenciais para o bom funcionamento do organismo", diz.

Enriquecendo sopas
O nutricionista Israel afirma que você pode usar tanto os flocos de quinoa como os seus grãos para dar um sabor especial às sopas. "Faça a receita normalmente e, quando o prato estiver pronto, acrescente a quinoa por cima", descreve o nutrólogo. Você também pode bater a quinoa junto dos ingredientes da sopa, formando um creme uniforme.

Substitui a farinha de trigo
Feita por meio da trituração da semente, a farinha de quinoa contem todos os nutrientes que o grão inteiro oferece. "Ela pode ser usada no preparo de diversas receitas, como massa de bolos, tortas, pães e biscoitos", diz o nutrólogo Roberto. "Ao trocar a farinha de trigo pela de quinoa, você está acrescentando ao prato diversos nutrientes que não aparecem (ou aparecem muito pouco) na farinha de trigo, como proteínas, cálcio, ferro e ômega 3."

Acompanhando o iogurte
"Ao colocar quinoa no iogurte, você também está acrescentando fibras ao prato e enriquecendo ainda mais a bebida com cálcio e proteínas", afirma a nutricionista Bruna Pinheiro, do programa de emagrecimento online Dieta e Saúde. Uma sugestão é comer a porção no lanche entre as refeições, pois um pote de iogurte desnatado (160ml) mais uma colher de sopa de quinoa contém 141 calorias.

Enriquecendo sucos e vitaminas
A quinoa acrescenta boas doses de cálcio, proteínas, ferro e zinco aos sucos e vitaminas, fora todos os nutrientes que as frutas já oferecem. "Além disso, a quinoa dá uma dose extra de fibras para as frutas, que batidas perdem muito desse nutriente, ajudando na saciedade e dando uma força na dieta", diz a nutricionista Bruna.

Após a atividade física
"Consumir uma salada de frutas acompanhada da quinoa pode ser uma ótima opção de lanche após os exercícios, uma vez que as frutas são fontes de carboidratos e a quinoa possui todos os aminoácidos essenciais para o nosso corpo formar proteínas", explica o nutrólogo Roberto. Para quem pratica atividade física, é indispensável o consumo dessa combinação após o treino, já que os carboidratos vão repor a energia perdida e as proteínas vão ajudar na recuperação dos músculos.

fonte:http://yahoo.minhavida.com.br/alimentacao/galerias/16007-sete-maneiras-de-incluir-a-quinoa-no-cardapio
Por Carolina Gonçalves
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.