sábado, 17 de agosto de 2013

Ômega-3: O Potencial Anabólico Do Ômega-3

A primeira coisa que devemos saber é que devido aos tempos de hoje e os alimentos que consumimos o nosso equilíbrio ômega 3/ômega 6 se encontra em um estado muito longe do ideal, porque a maioria dos alimentos possui altas concentrações do segundo, por isso como veremos a seguir, os níveis de ômega-3 necessários para este efeito anabolizante são elevados, sendo de grande ajuda uma suplementação deste. O ômega-3 pode nos ajudar a melhorar a síntese proteica muscular por duas vias:

Diminuindo a inflamação e melhorando o uso de insulina.
Através da via mTOR responsável pela síntese de proteínas.

Vamos começar com a insulina, a qual é conhecida no mundo do fitness por essa ambiguidade no momento de transportar nutrientes para dentro da célula (melhorando a nosso desempenho) e de armazenar o excesso de carboidratos em forma de gordura no tecido adiposo. O ômega-3 justamente ajuda as pessoas que possuem resistência à insulina, ou seja, aquelas que secretam uma grande quantidade de insulina, mas, em seguida, o corpo é incapaz de usá-la corretamente.

Desta forma, com o ômega 3 conseguimos um melhor uso dela com uma quantidade menor de segregação. Também já que o ômega 3 é um excelente anti-inflamatório ajuda a diminuir a inflamação causada pelo estresse que tenha sido submetido o corpo após um duro treinamento, conseguindo assim que a insulina trabalhe de forma mais eficiente, sendo de grande interesse por ser uma das principais responsáveis pela síntese de proteínas.
Este efeito da insulina é muito importante para as pessoas que possuem sobrepeso/obesidade, uma vez que ao melhorar a sensibilidade à insulina, o corpo utilizará em maior medida as nossas reservas de gordura.
Isso demonstrou a Couet quando substituiu 6 g/dia de gordura da dieta com 6 g/dia de óleo de peixe durante 3 semanas, o que produziu um aumento significativo na oxidação de gorduras medida pelo RER, levando a uma redução da gordura.

Segundo Couet a conclusão deste estudo foi:
Os resultados deste estudo mostram que 6 semanas de suplementação com óleo de peixe aumenta significativamente a massa magra e reduz significativamente a massa gorda em adultos saudáveis. Observou-se uma significativa redução de 0,88 kg de massa gorda e um aumento não significativo de 0,20 kg de massa muscular após 3 semanas.
Outro efeito importante do ômega-3 reside em seu potencial para alterar a composição da membrana de plasma (também conhecida como membrana celular), que se traduz como um aumento da liberação de ácidos graxos no sangue por parte do tecido adiposo e um aumento da excreção de toxinas para o exterior da célula, obtendo assim um metabolismo muito mais eficiente.

Além disso, o EPA da dieta pode ser benéfico ao ajudar a inibir a conversão de DGLA para AA (ácido di-homo-gama-linolênico e ácido araquidônico), que causam inflamação e possível aumento das reservas de gordura de forma crônica. No entanto, este efeito sobre a membrana celular leva entre 4-5 semanas, uma das razões pelas quais as pessoas se “desiludem” nas primeiras semanas de suplementação com ômega 3.

No entanto, como o Ômega 3 ajuda a melhorar a nossa musculatura?
O mecanismo pelo qual ômega 3 nos beneficia na síntese de proteínas ainda não é claro. Como sabemos as pessoas que consomem ômega 3 aumentam a concentração de proteínas musculares. Além disso, se produz uma melhoria na relação de ARN/ADN (o ARNm é o mensageiro que vai ao ribossomo para que se produza a transdução, dando lugar a proteínas).
Podemos dizer que esta melhora não foi perceptível o suficiente para ser considerada, é apenas um fato que nos ajuda a compreender o funcionamento do ômega 3.

Além disso, observou-se também que o ômega-3 está relacionado com um aumento da via mTOR, um dos principais mecanismos pelos quais o corpo sintetiza proteínas, sendo conhecidos por muitos já que a leucina age sobre este. Um fato curioso é que o ômega-3 não altera os níveis de glucose, leucina ou inclusive fenilalanina (marcador de síntese proteica) no plasma, por isso este aumento sobre a mTOR pode residir em uma mudança no comportamento da célula muscular para melhorar o ambiente anabólico.
Ou seja, antes de colocar as asas de fora, devemos destacar que este aumento de proteína muscular por parte do ômega-3 não pode ser conseguido por si só, deve se dar em um ambiente com insulina e aminoácidos, chegando inclusive a aumentar de duas vezes a síntese de proteína do que em condições normais.
Nossa recomendação para as pessoas que praticam exercícios de levantamento de peso ou aeróbicos é uma combinação de pós-treino de 1- 1,5 g de EPA tomado com BCAA (ou 3-4g de leucina) e algum carboidrato de alto índice glicêmico como dextrose, e se possível na forma líquida.

Desta forma, asseguramos uma digestão rápida, já que o aparato digestivo atua de uma forma mais rápida quando os nutrientes se encontram em estado líquido. Também é possível tomar na forma sólida, no entanto, a digestão, será muito mais longa e é o esvaziamento gástrico retardado pela presença de gorduras.
Espero que você tenha gostado deste artigo e se anime a introduzir o ômega 3 em sua dieta, o seu desempenho vai notar.

fonte:http://www.saudedicas.com.br/musculacao/suplementos/omega-3-o-potencial-anabolico-0214393
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.