sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Mel e diabetes

Juntamente com o diagnóstico do diabetes vem a recomendação de uma dieta moderada em açúcar. Como o diabetes indica uma dificuldade na metabolização da glicose, é importante que o paciente reduza a ingestão de alimentos açucarados para controlar o índice glicêmico. Daí surge dúvida: o que é permitido e o que é proibido na alimentação dos diabéticos?
O mel é um dos alimentos mais polêmicos. Muitos afirmam que, por ser natural, a mistura produzida pelas abelhas não faz mal à saúde. Porém, ela é rica é diferentes tipos de açúcar e, portanto, pode contribuir para a elevação dos níveis de glicemia. Mas afinal, será que os diabéticos podem comer o mel de abelha?

Consumo de Mel por Diabéticos
Antes de mais nada, é preciso esclarecer que somente um nutricionista pode prescrever a dieta ideal para quem sofre com o diabetes. Ao receber o diagnóstico da doença, é importante que a pessoa procure um especialista, tire suas dúvidas e explique sobre seus hábitos alimentares. Dessa forma, o profissional da nutrição poderá elaborar um cardápio adequado, bem como tentar manter alguns dos alimentos preferidos do paciente, desde que em pequenas quantidades.

Assim, o consumo de mel por diabéticos deve ser acompanhado pelo nutricionista. Em alguns casos, o diabético poderá usá-lo no preparo de alguns alimentos, seguindo as recomendações de quantidade estabelecidas pelo especialista. Tudo irá depender dos níveis da glicemia no sangue e também do tipo de diabetes apresentado pelo paciente.
É importante salientar ainda que, salvo raríssimos casos, a ingestão do mel puro não é recomendada aos diabéticos, pois ele é rapidamente absorvido pelo organismo e pode elevar o índice glicêmico em pouco tempo. O mito de que o diabético precisa comer um pouquinho de açúcar regularmente para estimular a produção de insulina também é desmentido pelos médicos.

Prefira os adoçantes
Apesar de alguns estudos mostrarem que o consumo da substância pode ser prejudicial, a melhor solução para os diabéticos é mesmo o adoçante. Além de não interferir na glicose, o adoçante evita a obesidade, melhorando o quadro do diabetes. A dica é seguir a recomendação do nutricionista e não abusar na quantidade. Os adoçantes à base de stévia, como mostramos recentemente, também são uma opção para o portador da doença crônica. Converse com seu médico para escolher a alternativa mais saudável.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/dicas/mel-e-diabetes
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.