sexta-feira, 2 de agosto de 2013

Remédios caseiros para endometriose

A endometriose é uma condição que pode afetar as mulheres em idade reprodutiva. Esta patologia se desenvolve quando o endométrio ou mucosa uterina aparece e cresce fora do útero, principalmente nos ovários, trompas de Falópio, bexiga ou até o intestino.
Essas “ilhas” de mucosa uterina reagem ao ciclo hormonal como o próprio útero. Isto significa que sangram, também, durante cada período menstrual.

No entanto, uma vez que o sangue não pode fluir através da vagina, em seguida, se estagna e forma, com o tempo, os cistos cheios de sangue, os quais se solidificam e se convertem em uma substância castanha avermelhada (chamados “cistos de chocolate”).
Estes cistos vão aumentando de tamanho em cada nova menstruação, dilatando os órgãos nos quais se estabelecem e os desgastam, o que causa dor, que aumenta em cada ciclo menstrual. A endometriose produz, por vezes, excrescências nos ovários, que podem impedir a ovulação e o transporte dos óvulos de acordo com o local onde se encontram e, muitas vezes, causam infertilidade. Entre os sintomas de endometriose, temos os seguintes:

Menstruação ou descarga de sangue intensa.
Cólicas que se estendem do abdômen inferior até as coxas e as costas e que impedem a execução de atividades cotidianas como trabalhar, praticar esportes ou sair normalmente e obriga a manter um repouso absoluto.
Dor ao defecar e ao manter relações sexuais durante os dias anteriores à menstruação.
Tonturas, náuseas ou vômitos nos dias que antecedem a menstruação.

Remédios naturais para aliviar os sintomas de endometriose
Prepare um suco com os seguintes ingredientes: uma fatia de abacaxi descascado, uma maçã e um copo de suco de soja sabor maçã. Passe o abacaxi pelo extrator de suco, e depois a maçã. Misture com o suco de soja. Sirva imediatamente e tome um copo por duas semanas seguidas e descanse uma. A soja ajuda as mulheres com problemas ginecológicos.

O dong quai é uma planta utilizada durante séculos na medicina tradicional chinesa para aliviar e combater doenças ginecológicas como a endometriose, já que contém fitoestrôgenos naturais que atuam como reguladores hormonais femininos. (Disponível em lojas).

Prepare um chá com 2 colheres de sopa de camomila em uma xícara de água, que deve ferver por 5 minutos. Beba um copo quando sentir a dor causada pela endometriose.

Prepare um chá com 3 colheres de sopa de gengibre em um copo de água que deve ferver por 5 minutos. Tome um copo quando sentir náuseas devido à endometriose.

Aplicar acupressão pressionando a cinco centímetros do osso do tornozelo e na base onde se encontram os ossos do seu polegar e do seu indicador. Pressione o mais forte que puder até que a pele fique rosada e se sinta muito quente, mas não queimando.

Recomendações para mulheres com endometriose
Procure um médico, assim que aparecerem os primeiros indícios a fim de confirmar a existência da endometriose (por exemplo, fluxo menstrual cada vez mais doloroso).
Mantenha um calendário. Recomenda-se utilizar um calendário onde se anota quando pioraram os sintomas e quando apenas foram perceptíveis, para em seguida observar qual foi à dieta e a atividade realizada nesses dias. Desta forma, você pode evitar os alimentos e exercícios que possam de alguma forma, agravar a dor.
Bloquear, de forma natural, a prostaglandina. As cólicas e dores menstruais ocorrem quando o organismo produz muita prostaglandina. Esta é um hormônio no revestimento do útero, que estimula os músculos uterinos levando-os a trabalhar mais causando, por sua vez, as cólicas. Portanto, recomenda-se comer mais peixe, já que contêm ácidos graxos Omega-3, que suprimem a produção de prostaglandina.

Adicione um pouco de calor. Aconselha-se para aliviar as cólicas menstruais e a dor na região lombar causada pela endometriose a colocação de uma bolsa de água quente e tomar bebidas quentes para relaxar os músculos contraídos em seu abdômen.
Faça exercício para encontrar alívio. O exercício diminui a quantidade de estrogênio no sangue, o que pode reduzir o crescimento da endometriose. O exercício, também, aumenta a produção corporal de endorfinas, substâncias naturais que bloqueiam a dor. Neste sentido, recomenda-se fazer exercícios leves, como caminhar, porque os muito exigentes podem ser contraproducentes.
Suspenda o consumo de cafeína. A cafeína contida nos refrigerantes ou café pode agravar a dor em algumas mulheres. Portanto, recomenda-se, evitar o seu consumo.
Consuma alimentos com fibra. As fibras fazem com que as fezes tenham uma consistência firme e passem com facilidade, o que é especialmente importante se o tecido endometrial está invadindo a área intestinal.

Deixe livre o fluxo menstrual. O uso de tampões parece contribuir para o aparecimento de fortes dores menstruais, devido ao entupimento da vagina como se fossem uma cortiça. O melhor é o uso de toalhas higiênicas, as quais permitem que o fluxo menstrual saia livremente reduzindo a dor.
Use um lubrificante natural. As mulheres com endometriose, por vezes, têm dificuldade de engravidar. Em vez de usar o petrolato para se lubrificar, é aconselhável utilizar clara de ovo, já que o petrolatum pode matar o esperma enquanto que às claras, não.

fonte: http://www.saudedicas.com.br/remedios-caseiros/remedios-caseiros-para-endometriose-3012140
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.