quinta-feira, 1 de agosto de 2013

O que é Anemia?

Na verdade, não deveríamos falar em anemia, mas sim em anemias, pois o nome se refere a diferentes problemas relacionados ao sangue. A principal característica das anemias é a deficiência na concentração de hemoglobinas ou na produção de hemácias. As hemácias, também conhecidas como glóbulos vermelhos, são células ricas em hemoglobinas e têm a função de conduzir o oxigênio dos pulmões para as demais células do corpo. Por isso, a deficiência dessas substâncias pode trazer vários prejuízos para a saúde.
Tipos de Anemia

Essas deficiências sanguíneas podem ser tipificadas conforme suas causas. A anemia aguda ocorre devido a cirurgias, hemorragias ou acidentes que causam uma perda abrupta de sangue. Por outro lado, a anemia crônica é causada por doenças hereditárias, como é o caso da anemia falciforme, ou adquirido, geralmente relacionado à deficiência de algum nutriente no organismo.
A falta de ferro é responsável pelo surgimento da anemia mais comum: a ferropriva. Por essa razão, antigamente se aconselhava o cozimento de pregos junto do feijão para repor o nutriente. Hoje se sabe que esse tipo de prática não trata o problema, pois nosso organismo não é capaz de absorver o ferro dessa forma. Um médico deve avaliar o caso para apontar o melhor tratamento para cada caso específico de anemia.

Anemia
A anemia pode ser causada pela má alimentação

Sintomas
No caso da anemia aguda, o principal sintoma é a queda de pressão, acarretada pela diminuição no volume de sangue circulando pelas artérias. Na anemia crônica, os sintomas são mais variados:

Palidez;
Fraqueza nas unhas e nos cabelos
Cansaço;
Perda de memória;
Dor muscular;
Sonolência;
Falta de ar;
Taquicardia.
Tratamento


Após o diagnóstico feito por um especialista, é necessário que se examine as causas do problema. Se a anemia for causada pela carência de vitamina B12, por exemplo, será indicada uma reposição do nutriente através de dieta ou complementação alimentar. Assim, uma boa maneira de prevenir a anemia por deficiência nutricional é comer alimentos saudáveis e nutritivos.
Dica: a vitamina C favorece a absorção de ferro pelo organismo. Por isso, quem sofre com a anemia ferropriva deve consumir frutas e verduras ricas ricas no nutriente.

fonte:http://natural.enternauta.com.br/doencas/o-que-e-anemia/
Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.
Faça sua pesquisa
http://www.facebook.com/profile.php?id=100001544474142

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.