quinta-feira, 15 de setembro de 2016

Benefícios e desvantagens do Óleo de Gergelim


Todos os alimentos possuem propriedades e benefícios para o nosso organismo e manutenção da nossa saúde, assim como para prevenir e tratar doenças. Apenas precisamos conhecê-los para aprender como consumi-los e desfrutar ao máximo de todos os benefícios e propriedades que podem oferecer. Hoje vamos falar sobre os benefícios, propriedades e desvantagens do consumo do óleo de gergelim para a saúde.

Com as modernidades que existem na cozinha e as inovações que tem cada um dos novos pratos que saem à luz, o óleo de gergelim cada vez está sendo mais ouvido, já que não apenas é um óleo que se liga muito bem com alimentos quentes e que pode ser tomado cru, mas que tem um sabor que muda o prato e lhe dá esse toque exótico e diferente que buscam os mais gourmets.

Sempre que você quiser dar um toque diferente à sua refeição, não hesite em recorrer ao óleo de gergelim, mas lembre-se que não apenas está dando sabor, mas que está proporcionando uma série de benefícios que te surpreenderiam. Continue a leitura.

Origem do Óleo de Gergelim:
Trata-se de um óleo vegetal, claro, proveniente das sementes de gergelim ou o que chamamos em algumas regiões, sésamo. Seu aroma sempre tem sido muito popular pelo quão picante era e esse aroma, é transferido para o óleo.

Sua origem é na Ásia, que é usado com muita frequência nos pratos dos países da região para dar aromas e para reforçar sabores dos pratos.
Especialmente em países como Coréia e China, o óleo de gergelim é usado em molhos para salada e, em seguida, se polvilham mais sementes de gergelim.

Sua cor é clara ou escura, dependendo se foi extraído o óleo das sementes já torradas ou não. O sabor é mais intenso quando o óleo de gergelim é escuro.

Benefícios do Óleo de Gergelim:
Claro, o óleo de gergelim, não apenas se encarrega de dar sabor, porque, como dissemos acima, tem uma série de propriedades que te proporcionam alguns benefícios incríveis.

Benefícios do Óleo de Gergelim
: Circulação. Ajuda a combater o colesterol ruim e os triglicerídeos, de maneira que previne a formação de coágulos, já que permite e faz com que a circulação seja contínua. Desta forma, ajuda a evitar trombos ou êmbolos que podem aparecer nos tecidos cerebrais.

Graças ao fato que permite a circulação, não haverá tanto inchaço nas mãos e pés, e as varizes melhorariam significativamente, já que evitaria o acúmulo e a obstrução do sangue nas veias, deixando como resultado dor nas pernas e uma aparência antiestética.

Ajuda a melhorar a hipertensão e é um aliado contra a arteriosclerose, que provoca o estreitamento e endurecimento das paredes das artérias.

Benefícios do Óleo de Gergelim: Dores. Ajuda a eliminar a dor de cabeça, mas para dores causadas por uma má circulação e vertigem causada por infecção ou qualquer condição de ouvido. Tem componentes analgésicos que podem combater a artrite reumatoide, onde os ataques de dor costumam ser fortes.

Pode ser consumido de maneira interna ou externa, por isso pode ser aplicado diretamente sobre a área dolorida e fazer uma massagem para que penetre, especialmente se existem dores musculares, entorses, tendinites… Sem dúvida, ajuda a aliviar a dor, evitando a inflamação dos tecidos.

Benefícios do Óleo de Gergelim
: Menopausa. Neste período, as mulheres experimentam sintomas que as alteram e que são muito variáveis, devido à perda de estrogênio. A isso, se unem as inflamações, ressecamento vaginal, dor de cabeça, alterações de temperatura, falta de desejo sexual… Neste tipo de casos, o óleo de sésamo ajuda a estimular o sistema e a libido das mulheres, através dos alimentos ou massagens com este óleo. Poderia ser considerado um autêntico afrodisíaco.

Benefícios do Óleo de Gergelim: Nervosismo. Ajuda a manter a calma e controlar a respiração e a mente, concentrando-a nos momentos em que mais precisa, como os estados de estresse, ansiedade, nervosismo… A calma pode chegar a ser tão completa que ajuda a controlar as fases do sono, devolvendo-te um sono reparador nos momentos em que você sofre de insônia.

Benefícios do Óleo de Gergelim: Antioxidantes. O óleo de sésamo é rico em vitamina E, que não apenas ajuda a conservar o óleo em perfeitas condições, mas que retarda os efeitos do tempo que se traduzem e se observam na velhice. Ajuda a prevenir tumores cancerígenos pelo corpo, porque não lhes dá um modo confortável para viver graças as suas propriedades antioxidantes e também previnem a calvície ou alopecia, melhorando seu crescimento e procurando manter o cabelo saudável e limpo, livrando-se de doenças como a caspa.

Desvantagens do Óleo de Gergelim:
Infelizmente, existem algumas contraindicações no momento de tomar o óleo de sementes de gergelim. Se você considerar os seguintes pontos, poderá desfrutar do mesmo.

Desvantagens do Óleo de Gergelim: Óleos Vegetais. Devido à proporção de óleos ômega 3 e ômega 6, que são muito diferentes neste óleo, o melhor é misturá-lo com outros óleos vegetais que sejam mais elevados em ômega 3, como o de soja que além de delicioso, combina perfeitamente com óleo de gergelim.

Desvantagens do Óleo de Gergelim: Diarreias. Se você tem algum problema de digestão onde o estômago está solto ou tem usado algum produto que ajuda a eliminar a constipação, o melhor é não tomar óleo de gergelim, porque multiplicaria seus efeitos e poderia estar em risco de desidratação.

Desvantagens do Óleo de Gergelim
: Alergias. Possui impurezas de outras frutas e podem não ser muito recomendáveis para aquelas pessoas que têm alergias a certas sementes e frutos secos.

Você pode tomar este óleo misturado com óleo de soja, de coco ou de oliva, colocando em seus pratos quentes e frios e dê um toque delicioso. Não utilize para fritar, porque não é muito compatível com esse tipo de calor. Caso contrário, você pode usá-lo para dar um toque exótico ao seu prato.

Como você pode ver, isso é tudo o que oferece o óleo de semente de gergelim. Além das possíveis contraindicações, que não deixamos para trás, porque seu sabor é excepcional e muda o sabor do prato, desde o primeiro segundo, dando um toque delicioso que desejará repetir.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.