quinta-feira, 8 de setembro de 2016

Você sabia que a cerveja faz bem a saúde? Confira

Ter a autorização de um médico para tomar aquela cervejinha, talvez, fosse tudo que você estava precisando ouvir.

Duas pesquisas feitas pela Universidade de Harvard, nos Estados Unidos, e na Universidade Autônoma de Barcelona, na Espanha, mostraram que consumir o álcool, de maneira moderada, pode ajudar a aumentar o colesterol e fazer muito bem para a saúde cardiovascular.

Mas provavelmente você deve estar se queixando sobre “desde quando ter o colesterol alto é algo saudável?” Por isso, primeiro vamos entender quando ter um índice alto de colesterol pode ser algo prejudicial ou não para a saúde.

Foto: Pixabay

Colesterol bom x colesterol ruim
A princípio vamos entender a diferença entre o LDL (Low-density lipoprotein) e HDL ( High-density lipoprotein). É aconselhável manter os níveis do primeiro sempre baixos, pois eles aumentam significativamente o risco de várias doenças no sistema cardiovascular.

É ele o responsável por “transportar” o colesterol, levando-o até o fígado para que seja absorvido. Mas altos índices de LDL, conhecido como “colesterol ruim”, podem acabar se acumulando nas artérias e causando vários tipos de danos.

Já o HDL pode ajudar a melhorar a saúde cardiovascular. São essas taxas que irão ajudar a eliminar o excesso do colesterol presente no seu organismo. Ou seja, ter níveis de HDL mais altos faz bem para a saúde e, de quebra, ajuda a reduzir o LDL.

O álcool pode aumentar o colesterol bom
O álcool pode ser uma ótima maneira de ajudar a elevar esse “colesterol do bem”. Mas é claro, o segredo para o sucesso é saber usar o ingrediente de forma moderada.

O indicado para homens com mais de 50 anos é nada mais que 700ml de cerveja por dia. Homens mais velhos e todas as mulheres não devem consumir mais do que essa dosagem diária.

Outros tipos de bebidas podem ajudar a aumentar os níveis de triglicerídios, como o vinho e o licor. Procure beber, no máximo 125 ml por dia.

O consumo do álcool em excesso pode trazer grandes males para a saúde, como aumento na gordura do fígado ou danos cerebrais, circulatórios e dependência.

Por isso, beber 12 latas de cerveja no final de semana para compensar o que não bebeu durante a semana, não adianta. Isso só irá surtir um efeito contrário e acabar gerando um grande mal para o organismo.

Por Ana Ligia
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.