sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Hipotermia – Temperatura corporal baixa: Causas e sintomas


A hipotermia ocorre quando a temperatura corporal cai para menos de 35ºC e é uma condição grave que deve ser tratada rapidamente, pode ocorrer quando se cai na água, se fica exposto a temperaturas muito frias durante um grande período de tempo, entre outras causas. Hoje vamos te contar sobre o que é, quais seus sintomas e causas mais comuns.

A temperatura do corpo humano é um indicador de saúde, que nos encontramos bem. A hipotermia é ter uma temperatura corporal muito baixa, em Saúde Dicas vamos conhecer as causas e os sintomas da hipotermia para evitá-la.

Hipotermia: Temperatura corporal baixa:
Para indicar a quantidade de calor que temos no corpo humano nos baseamos na temperatura. O calor é uma forma de energia, cada reação no corpo provoca um nível de energia e temperatura. É muito importante para que funcione bem o nosso metabolismo que a temperatura interna seja mantida, sem altas e quedas súbitas, o pH se regula e aperfeiçoa a voltagem celular.

O cérebro tem um papel fundamental, porque tem que manter a temperatura corporal, o faz com a ajuda de órgãos como pulmões ou a pele, por exemplo. Desta maneira, com uma boa temperatura as funções dos órgãos e, por sua vez, o corpo funciona sem problema.

Mas quando temos problemas para regular a temperatura chegam os problemas de hipertermia (a temperatura do corpo aumenta) ou hipotermia (diminuição da temperatura corporal).

Sintomas da hipotermia:
A hipotermia é a temperatura corporal baixa, ou seja, abaixo de 35°C não ser cumprida e recuperar a temperatura adequada pode pôr em perigo a vida.

Os sintomas que teremos com uma hipotermia são:

Perda de coordenação.
Batimento cardíaco lento.
Dificuldade para respirar.
Palidez.
Tremores.
Confusão.
Dificuldade para falar.
Dilatação das pupilas.
Pulso fraco

Causas da hipotermia:
Como nós já mencionamos, existem muitas possíveis causas relacionadas com a baixa temperatura ou hipotermia, é necessário que a tratemos o quanto antes para evitar complicações de saúde. Os fatores como os ambientais podem nos afetar, mas ainda vamos ver as principais causas da hipotermia.

Problemas circulatórios: Uma das causas mais comuns da hipotermia é sofrer problemas de circulação, devido aos quais notaremos dores nos pés e mãos, dormência, sensação de formigamento… São alterações próprias do inverno por causa do frio, mas quando os sintomas não desaparecem pode se tratar de problemas circulatórios.

Os principais distúrbios que podem ser encontrados se você sofre de problemas circulatórios e doenças cardíacas…

Distúrbios metabólicos, hipotireoidismo: A temperatura corporal baixa também pode causar problemas metabólicos, como hipotireoidismo. Consiste no fato de que as glândulas da tireoide são de baixa atividade, não produzem a quantidade necessária, o que provoca ter uma temperatura baixa, problemas circulatórios e nervosos.

Diabetes: Diabetes é outra causa de distúrbios metabólicos. Trata-se de uma doença crônica degenerativa que faz com que o corpo não seja capaz de regular a quantidade de açúcar no sangue.

Choque: Esse sintoma costuma se apresentar em adultos ou idosos. O choque é muito perigoso, alguns sinais são: tonturas, estar atordoado, confuso, desmaio, aumento da frequência cardíaca, diminuição da pressão arterial. Se você também teve uma doença ou sofreu alguma lesão que provocou a perda sangue e líquidos pode não receber sangue suficiente para os órgãos vitais e, como resultado sofrer um choque, e, portanto, a temperatura fica muito baixa.

Exposição prolongada ao frio: Outra principal causa que dá baixa temperatura corporal é a prolongada exposição a um lugar ou ambiente frio, não usar a roupa adequada pode trazer essa consequência fazendo com que o corpo perca de forma rápida o calor e a se produza uma hipotermia.

Trauma: É possível desenvolver uma reação hipotérmica por causas traumáticas, onde perderemos a temperatura do corpo. Por exemplo, com um choque como vimos antes, ou depois de sofrer um acidente de carro, ferimentos de bala… Onde perdemos muito sangue.

Dieta inadequada: A alimentação é muito importante, para que o organismo tenha um bom funcionamento é necessário comer de tudo. Quando levamos uma dieta inadequada pode provocar alterações no funcionamento do organismo causando doenças como hipotireoidismo, diabetes, hipertensão, doença cardíaca…

A Organização Mundial da Saúde considera que a hipotermia pode ocorrer por desnutrição grave que leva a uma produção menor de calor, não reservar energia e tudo leva a perda de calor.

Álcool e drogas: O excesso de álcool e drogas pode provocar a queda da temperatura porque altera o funcionamento do organismo, sem esquecer que não apenas influencia a temperatura, também pode provocar distúrbios graves.

Medicamentos: O uso indevido de medicamentos pode causar a queda da temperatura corporal. Pode ocorrer como efeito colateral após consumir medicamentos para tratar problemas cardíacos, pressão arterial, má circulação sanguínea… O que faz com que a temperatura do corpo diminua.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.