sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Criam pele artificial que apaga rugas e rejuvenesce


A medicina e a ciência estão sempre em busca de novas descobertas para cuidar melhor da saúde, tratar doenças e, inclusive, melhorar a estética. Neste sentido, devido a grande demanda pela juventude nos dias atuais foi desenvolvida a pele XPL, que se trata de uma pele invisível e de efeito imediato que promete rejuvenescer e cuidar da pele.

Em matéria de estética a ciência avança em passos agigantados, e isso naturalmente é devido à alta demanda de “eterna juventude” que existe hoje em dia.

Cientistas do Instituto Tecnológico de Massachusetts, MIT, criaram uma espécie de segunda pele, fabricada mediante um polímero de silicone que é capaz de imitar as propriedades mecânicas e elásticas da pele saudável e jovem.

Esta inovação batizada como XPL é extremamente fina e imperceptível, é colocada sobre a epiderme e aperta a pele de forma imediata, suaviza as rugas, dissimula as bolsas sob os olhos e melhora a suavidade.

Os pesquisadores estão esperançosos com esta descoberta, a qual vê muito promissora para substituir os tratamentos atuais contra eczemas ou dermatite e proteger a pele das radiações ultravioletas, mas acima de tudo, seu uso mais rentável seria para rejuvenescer de forma temporária o rosto.

“É uma camada invisível que pode proporcionar uma barreira, uma melhoria estética e potencialmente administrar um fármaco localmente na área que está sendo tratada. Essas três coisas juntas realmente poderiam fazer com que esta pele artificial seja ideal para seu uso em seres humanos “, diz Daniel Anderson, professor associado do Departamento de Engenharia Química no MIT e membro do Instituto Koch no MIT para a integrativa de Investigação do Câncer e o Instituto de Engenharia Médica e Ciências (IMES).

De acordo com os resultados que foram publicados na revista Nature Materials, a pele XPL é capaz de apagar quase 10 anos de envelhecimento em um instante. O efeito se vê após dois minutos da aplicação do produto e tem a duração de 24 horas.

Mas esses benefícios não são os únicos, a pele XPL também tem um grande potencial hidratante. Os resultados laboratoriais mostraram que depois de duas horas, o rosto coberto com XPL mostrou uma menor perda de água, dando assim melhores resultados do que os de um creme hidratante.

Cabe destacar que a criação do produto levou um duro trabalho de investigação, antes de consegui-la os cientistas tentaram com centenas de polímeros que possuem a estrutura química chamada de siloxano, uma cadeia alternativa de átomos de silício e oxigênio.

Sem dúvida que esta pele invisível, capaz de reter água e de rejuvenescer, tem um potencial incrível e numerosas aplicações. A pele XPL ainda não se encontra disponível no mercado, mas certamente não demorará muito para ser comercializada.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.