domingo, 4 de setembro de 2016

Principais fontes de vitaminas e quais as suas funções


A alimentação fornece ao nosso organismo todas as substâncias que precisa para funcionar corretamente e ter uma aparência saudável. Neste sentido, a alimentação nos fornece as vitaminas necessárias para ter uma boa saúde, por isso no artigo de hoje você vai conhecer as principais fontes de vitaminas.

Nós já vimos em artigos anteriores informações precisas sobre aquelas propriedades que possuem muitas das vitaminas que, de alguma ou outra forma, complementam o nosso organismo para poder ter, propriamente, uma vida saudável.

Enquanto discutimos várias dessas propriedades, é necessário indicar que, acima de tudo, devemos conhecer ponto a ponto aquelas fontes destacadas a partir de onde podemos obtê-las.

Apresentamos agora, neste caso, as principais fontes para cada vitamina e para que nos serve cada uma delas.

Vitaminas: Principais fontes e para que servem:

Vitamina A: A vitamina A, também conhecida como retinol, é uma das vitaminas mais importantes para o nosso organismo. Esta é uma vitamina das mais necessárias para a síntese de proteínas que ingerimos, assim como para garantir uma boa visão, e ter os tecidos, a pele e as membranas mucosas em perfeitas condições.

Além disso, a vitamina A é necessária para o desenvolvimento dos ossos, para aumentar as defesas do nosso organismo para estimular o processo do nosso organismo no momento de reparar os tecidos que foram danificados, para retardar o envelhecimento, prevenir o câncer, prevenir doenças e problemas oculares.

Esta pode ser encontrada em óleos de peixe, verduras, gema de ovo, produtos lácteos.

Vitamina E: A vitamina E pode ser encontrada nas verduras e óleos vegetais e é a mais importante para prevenir e reduzir a possibilidade de desenvolver um câncer de bexiga, prevenir e melhorar a doença de Alzheimer, melhorar os sintomas pré-menstruais, aliviar a dor da artrite reumatoide e fibromialgia, evitar a infertilidade masculina, melhorar o desempenho físico, prevenir doenças do coração, prevenir o câncer de próstata, melhorar e curar as feridas na boca das pessoas que são fumantes, assim como prevenir o câncer de pele.

Vitamina D: A vitamina D pode ser encontrada em óleos de peixe, gema de ovo e na luz solar. Esta vitamina é das mais importantes, já que nos ajuda a absorver melhor o cálcio para manter os ossos fortes. Também ajuda a regular os níveis de cálcio, assim como os de fósforo e nos ajuda a manter um sistema nervoso saudável e prevenir as doenças deste. Esta vitamina também influencia no processo de coagulação do sangue, importante no caso de feridas para prevenir hemorragias.

Vitamina C: Esta é uma vitamina que encontramos em tomates, batatas, verduras e cítricos. É ideal para prevenir o câncer, envelhecimento prematuro e para estimular o sistema imunológico.

Vitamina K: A vitamina K é encontrada principalmente em verduras e é perfeita para reduzir as possibilidades de sofrer doenças como hemorragia, osteoporose e aterosclerose. É uma vitamina que está intimamente ligada às articulações e com seu bem-estar.

Vitamina B1 (Tiamina): Esta vitamina é encontrada principalmente no fígado, nos legumes, na levedura e em cereais integrais. É uma vitamina das mais adequadas para melhorar e prevenir doenças genéticas, para melhorar o sistema imunológico, para prevenir a doença renal em pessoas com diabetes e para prevenir a catarata.

Vitamina B2 (Riboflavina): Esta vitamina se encontra nos ovos, nas verduras e no leite. Esta é uma vitamina que nos ajuda a prevenir dores de cabeça, prevenir as cataratas, se usa no tratamento de acidose láctica, ajuda a prevenir o câncer do colo do útero e é ideal para o tratamento da acne. Esta vitamina também nos ajuda a retardar o envelhecimento das células, melhora as cãibras musculares e é ideal para o tratamento de aftas.

Vitamina B6: Esta vitamina se encontra especialmente no fígado, na gema de ovo e nos cereais integrais. É apropriada para prevenir diferentes tipos de câncer, assim como para nos ajudar a retardar o envelhecimento das células.

Biotina: A biotina é uma vitamina que se encontra nos cereais integrais, nos ovos e no leite. Esta é uma vitamina que nos ajudará a melhorar o estado do cabelo, das unhas e dos músculos. É uma vitamina essencial para o bom funcionamento geral do nosso organismo e de seus sistemas. Também se conhece como vitamina B8.

Ácido Fólico: O ácido fólico pode ser encontrado nas frutas, em gérmen de trigo, no fígado e em uma grande variedade de verduras. Este ácido é essencial para melhorar o sistema cardiovascular, o sistema nervoso e para ajudar no correto desenvolvimento neurológico do feto, entre muitos outros benefícios.

Agora, você já tem todas as informações necessárias para que possa fazer bom uso das vitaminas e saber onde as pode encontrar. Lembre-se que levar uma boa dieta é essencial para uma melhor saúde e qualidade de vida.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.