domingo, 11 de setembro de 2016

Comer salsicha faz você perder 15 minutos de vida, segundo a Ciência

Você come muita comida rápida? A gente sabe que existe uma série de alimentos que colocamos na mesa todos os dias e que nos fazem mal, mas nada é tão destrutivo para nossa saúde quanto comer salsicha, qualquer tipo de embutidos e outras comidas parecidas, ricas em sódio e em gorduras.

No entanto, é bem difícil uma pessoa que resista a um belo carrocho-quente, não é mesmo? Se for um daqueles bem incrementados, com batatas palha e tudo o mais que tiver direito; comer salsicha se torna apenas uma pequena parte do processo de destruir esse lanchinho, não é mesmo?

O problema, no entanto, é que comer salsicha não é ruim apenas para sua pressão arterial, para o seu colesterol e para sua perda de peso. Ao contrário do que muita gente imagina, o simples ato de comer salsicha pode colocar um fim prematuro em nossa vida. Dá para acreditar?


Comer salsicha + bacon
Um estudo desenvolvido pela Universidade de Cambridge, na Inglaterra, mostrou que a cada salsicha ingerida, perdemos 15 minutos de vida, em média. Quantos desses “15 minutos” você já deve ter perdido ao longo dos últimos anos? Que tal tentar fazer a conta?


Mas, claro, este não é um “mérito” apenas da salsicha. Qualquer tipo em embutido, e até mesmo o bacon, se consumido frequentemente e em grandes quantidades, aumenta de forma significativa o risco de desenvolver câncer, especialmente o colorretal.


Cigarro + bebida
Mas, infelizmente, comer salsicha não é o único mal hábito que pode nos levar mais cedo para a cova. Praticamente tudo que fazemos, e que não deveríamos fazer, podem roubar nosso tempo de vida.


Um bom exemplo disso é o consumo de bebidas alcoólicas, como você já conferiu nessa outra matéria. Conforme o British Medical Journal, se as pessoas diminuíssem pelo menos 40% do consumo de álcool, o que gira em torno de 5 ml por dia, cerca de 4,5 mil mortes seriam evitadas todos os anos, somente na Inglaterra.


E, na lista de vilões contra a vida e a saúde também estão os cigarros. Como você também já viu aqui, a cada maço de cigarro fumado, algo em torno de 20 cigarros, se perde aproximadamente 4 horas de vida. Mas o risco de morte pode ser ainda mais alto, caso se trata de um indivíduo sedentário e com idade mais avançada.

por Renata Medeiros
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.