domingo, 4 de setembro de 2016

Será que o estresse da mãe afeta o feto?


A gestação é um momento esperado pelas mulheres e que envolve muitas mudanças em diferentes aspectos da vida. Quando durante a gestação a mãe se torna estressada devido a problemas ou situações que ocorrem nessa etapa da vida, este estresse pode afetar de forma negativa o feto. A seguir te contamos mais sobre como o estresse materno pode afetar o desenvolvimento do feto.

Para muitos médicos, o maior problema que enfrenta uma mulher grávida é o equilíbrio emocional, pois o estresse da mãe afeta o feto.

À medida que avança o processo de gestação. Nos últimos anos tem havido estudos que demonstram que o estresse intenso durante a gravidez pode ter repercussões negativas durante a gravidez.

Dado que as circunstâncias que fazem com que a mulher grávida esteja sob uma situação estressante não podem ser alteradas, muitas vezes, e muito menos é sua culpa, tudo o que você poderia fazer é tentar melhorar seu bem-estar e evitar situações que alterem o seu estatuto emocional.

Consequências do estresse materno durante a gravidez
Duas das consequências do estresse durante a gravidez é o aumento das possibilidades de que se produza um parto prematuro ou que o bebê nasça abaixo do peso. Isso ocorre porque os hormônios relacionados ao estresse (cortisol) se elevam tanto que podem reduzir o fornecimento de sangue para a placenta e, portanto, se produz um parto prematuro.

Uma situação de ansiedade contínua pode levar a outros problemas futuros para o pequeno como transtorno de hiperatividade ou déficit de atenção. Além disso, quanto maior for o nível de cortisol no líquido amniótico mais probabilidades têm o bebê de desenvolver um coeficiente intelectual mais baixo.

É por tudo isso que uma mulher grávida deveria procurar meios para melhorar sua situação emocional. Cada mulher deve encontrar sua própria técnica, mas se serve de ajuda, a partir daqui vamos propor algumas ideias:

Conselhos para reduzir o estresse durante a gravidez:
Massagem: Se já é relaxante e prazeroso quando estamos estressadas, imagine quando estamos grávidas. Você pode ir a um profissional ou que te faça o seu parceiro. A segunda opção pode ser perfeita, porque assim o seu parceiro começa a criar laços com o pequeno que está por chegar. Curioso, não é?

Ioga ou pilates: Começar a praticar qualquer uma destas duas disciplinas te ajudará a acalmar sua mente e seu corpo e até é possível que se torne um hobby depois que você der a luz!

Sexo: Ter relações sexuais durante a gravidez é seguro e bom. O casal continua fortalecendo a relação e você descansa melhor, sem contar que você desfruta e te relaxa.

Estas são apenas algumas ideias, mas existem muitas mais. Nós poderíamos sair para uma caminhada, ler, assistir filmes, ouvir música ou encontrar um novo hobby com o qual limpar a mente. No entanto, se há algo que devemos fazer é que, quando saímos do trabalho, saímos do trabalho.

Como você vê o estresse da mãe afeta o feto, por isso se cuide e relaxe para que tudo corra bem.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.