quinta-feira, 1 de setembro de 2016

Remédios caseiros para hérnia de hiato

Hérnia de hiato é uma inflamação do esôfago resultante do movimento do líquido formado por ácido e outros conteúdos que trazem refluxo para o esôfago do estômago. Isso pode ocorrer com ou sem um enfraquecimento da válvula do esôfago e estômago (hérnia de hiato). Para aliviar esta condição, além do tratamento médico, você pode recorrer a alguns remédios caseiros e naturais, assim como recomendações que serão de grande ajuda.

A hérnia de hiato, também chamada diafragmática, é uma saliência anormal do estômago acima do diafragma e no interior da cavidade torácica.

A hérnia de hiato se diferencia das hérnias abdominais no fato de que não é visível do lado de fora do corpo. No caso da hérnia de hiato o estômago se desloca para cima através do hiato esofágico (orifício através do qual passa o esôfago) do diafragma.

Este tipo de hérnia é mais comum em mulheres do que em homens e trata-se diferente do resto das hérnias.

Uma hérnia de hiato pode ser causada por obesidade, gravidez, envelhecimento ou cirurgia anterior. Aproximadamente 50% das pessoas com hérnia de hiato não apresenta sintomas.

Entre os sintomas se destacam refluxo (normalmente entre 30 e 60 minutos depois de comer) e dor torácica leve devido à acidez gástrica do estômago que alcança o esôfago. A dor e azia costumam piorar quando o paciente se deita. É frequente a presença de arrotos e sensação de distensão abdominal.

O diagnóstico de uma hérnia de hiato é baseado nos sintomas relatados pelo paciente. O seu médico pode prescrever alguns testes para fazer o diagnóstico.

Se for um esofagograma com bário, a pessoa bebe uma solução de bário, que parece gesso branco e ajuda a mostrar qualquer protuberância acima do diafragma em uma radiografia. Atualmente, o diagnóstico de hérnia de hiato se faz principalmente por endoscopia. Este procedimento é realizado por um gastroenterologista (especialista em doença digestiva).

Durante a técnica, a pessoa recebe um sedativo intravenoso e se insere um tubo fino através da boca e o esôfago até o estômago, onde é possível visualizar a hérnia. O procedimento requer cerca de 30 minutos e pode causar algum desconforto, mas geralmente não é doloroso. Costuma ser realizado de forma ambulatória.

Em seguida, apresentamos vários remédios caseiros e naturais para aliviar a hérnia de hiato.

Remédios Caseiros para aliviar a hérnia de hiato:

Ferva uma xícara de água e quando chega ao ponto de ebulição despeje 1 colher de sopa de raiz de alcaçuz, previamente lavada e picada. Tome 1 xícara por dia. Não tome este medicamento se você sofre de hipertensão.

Ferva 50 gramas de milefólio e 30 gramas de Centáurea menor em um litro de água por 10 minutos. Passado esse tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Coe e beba 2 xícaras por dia.

Ferva 30 gramas de raiz cariofilada em meio litro de água por 10 minutos. Cubra e deixe esfriar. Beba, coado, ao longo do dia.

Ferva 100 gramas de rizoma de grama das boticas e 60 gramas de flores de camomila. Ferva em 2 litros de água até reduzir para 1 litro, coe e beba ao longo do dia.

Despeje 70 gramas de trevo de água em meio litro de água por 10 minutos. Cubra e deixe em infusão até esfriar. Tome 2 xícaras por dia.

Despeje 80 gramas de água trevo, 60 gramas de rizoma de grama das boticas e 40 gramas de flores de calêndula em um litro de água por 10 minutos. Após este tempo, retire do fogo e deixe esfriar. Tome ao longo do dia.

Despeje em um recipiente 100 gramas de milefólio e 20 ml de cardo santo. Ferva por 10 minutos em meio litro de água. Tampe e deixe esfriar. Tome ao longo do dia.

Misture, partes iguais, folhas de condurango, Centáurea menor e cardo santo e extraia 1 colher de sopa. Despeje em uma xícara de água que está fervendo. Cubra e deixe esfriar. Beba 1 xícara por dia.

Remédio para hérnia de hiato # 9: Ferva ½ colher de sopa de pó da casca de ulmos rubra ou olmo escorregadio e ½ colher de sopa de camomila durante 5 minutos em uma xícara de água. Cubra e deixe esfriar. Beba 2 xícaras por dia.

Os ajustes na dieta e de estilo de vida para controlar uma hérnia de hiato são:

Evite deitar-se depois de comer.
Evite alimentos muito picantes e ácidos, álcool e tabaco.
Tome pequenas refeições leves e frequentes para manter a pressão do esfíncter esofágico.
Siga uma dieta rica em fibras.
Eleve a cabeceira da cama alguns centímetros, colocando blocos de madeira.
A manipulação visceral realizada por um terapeuta experiente pode ajudar para que o estômago recupere sua posição adequada.
Algumas hérnias podem ser evitadas através da manutenção de um peso razoável, evitando carregar muito peso e a prisão de ventre, e seguindo um programa de exercício moderado para manter um bom tom muscular abdominal.

Perguntas e Respostas sobre a hérnia de hiato:

A intervenção cirúrgica por causa de uma hérnia de hiato apenas é aconselhável em casos muito dolorosos…

Que envolvem perda significativa de sangue, ou nas quais se dificulta seriamente o processo de nutrição. Isso se deve ao fato de que a operação é complexa – se produzem mais de 3% de mortes durante a intervenção – e, na maioria dos casos, os sintomas podem ser aliviados ou inclusive desaparecer mediante um tratamento não cirúrgico.

Quando existe uma hérnia de hiato…
O conteúdo gástrico tende a subir para o esôfago e a posição horizontal facilita este passo. Porque durante a digestão – que costuma durar cerca de três horas – existe uma maior secreção de sucos gástricos, deve ser evitado facilitar a sua presença no esôfago, pois danificam a mucosa das suas paredes.

Que relação tem uma hérnia de hiato com a cor das fezes?
O suco gástrico que passa para o esôfago como resultado da hérnia de hiato ataca a mucosa deste e provoca pequenas hemorragias. Este sangue é digerido, e seu trânsito pelo trato digestivo adquire a cor negra que tinge as fezes. Este tipo de deposição recebe o nome de melena.

Pode ser devido a uma hérnia de hiato a azia estomacal de uma grávida?
Esses desconfortos não começam no início da gravidez, mas quando a futura criança começa a desenvolver e aumentar a pressão interna no abdômen. Se os conselhos médicos são seguidos, os desconfortos serão mínimos e desaparecerão quando, ao dar a luz, se reduz esse excesso de pressão. De qualquer forma, é possível que a hérnia reapareça com uma nova gravidez.

É verdade que os sintomas de uma hérnia de hiato são os mesmos que o de um ataque cardíaco?
Não são exatamente os mesmos sintomas, mas para o paciente que tenha sofrido anteriormente um ataque cardíaco resultam semelhantes. A hérnia provoca uma dor por trás do esterno que pode ser confundida com a pressão causada por uma angina de peito ou um infarto do miocárdio, já que inclusive chega a se espalhar até o braço esquerdo. De qualquer forma, é aconselhável visitar o médico quando existe a suspeita de sofrer uma condição cardíaca. Este efetuará um eletrocardiograma que eliminará todas as dúvidas.

A que se deve a queimação no peito que às vezes sentem as pessoas com uma hérnia de hiato?
A queimação é causada pela irritação que produz o ácido gástrico na mucosa do esôfago. Os antiácidos, ao neutralizá-los, aliviam o desconforto. No entanto, é preferível consultar com seu médico sobre quais produtos utilizar e em que dose, pois o abuso dessas substâncias pode levar a algumas complicações, como diarreia ou alterações na digestão por falta de ácido gástrico. É preferível assegurar que as refeições sejam escassas e frequentes, mastigando muito bem os alimentos, com isso se conseguirá que a produção de ácido não seja abundante e tomar remédios caseiros e naturais sem efeitos colaterais.

imagem:saude.umcomo.com.br
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.