terça-feira, 6 de setembro de 2016

Propriedades do carvão vegetal

O carvão vegetal é obtido da casca do coco carbonizando, mas também pode vir da turfa e da madeira, desde que se deixem desidratar e carbonizar ambas também para sua correta ativação. Este carvão é considerado um ótimo remédio para problemas digestivos sempre que se utilize como complemento dietético sem substituir uma alimentação variada e equilibrada. Utiliza-se seu consumo perante casos de envenenamento alimentar, sem negligenciar uma boa dieta que nos mantenha bem alimentados e de forma saudável. Mas se quer saber quais são todas as propriedades do carvão vegetal, leia atentamente este artigo que vamos proporcionar a você em umComo.

1 - O carvão vegetal é um grande absorvente natural, já que ao carbonizar a casca de coco ela se torna porosa e capaz de reter na sua superfície as toxinas, gases ou bactérias que nosso corpo não precisa. Daí seu uso perante um problema digestivo, já que conseguiremos que desapareça do nosso organismo retendo no carvão e acabando com os micro-organismos indesejados. É um remédio natural muito útil contra problemas infecciosos.

2 - Devido às propriedades absorventes do carvão vegetal e com isso sua ação benéfica para nosso intestino, ajuda a tirar os gases que sua porosidade absorve, a reduzir o mau hálito e a acalmar os episódios de diarreia aguda. Isto repercute em toda a nossa parte abdominal que, quando não funciona corretamente se inflama, e o consumo do carvão vegetal reduzirá este inchaço.
Recomenda-se o seu uso de maneira pontual, sem abusar dele, ainda que não tenham sido detetados efeitos secundários devido à sua ingestão. Mas como ocorre com qualquer remédio ou alimento, por muito natural que seja, devemos fracionar bem seu uso.


3 - Sua apresentação costuma ser em forma de cápsulas, em pó ou pequenas pérolas que devemos tomar com bastante água entre refeições. Não é recomendável tomá-lo com café, álcool ou chá para que estes elementos não intervenham nas suas propriedades benéficas.
Aquele carvão que se vende em supermercados para usar em churrascos não é de uso medicinal, muito pelo contrário, está elaborado com agentes químicos tóxicos, por isso não devemos ingeri-lo em nenhum caso. Deve ir a lojas de produtos naturais onde contem com este complemento já preparado para seu consumo.


4 - É muito útil seu uso perante uma overdose de droga ou medicamentos, já que o carvão irá absorvê-lo de forma eficaz. Portanto, perante estes casos, podem-se tomar duas colheres de sopa deste pó junto com água de maneira rápida para atuar no nosso organismo com rapidez evitando um maior envenenamento.

5 - O carvão vegetal pode ser utilizado para curar as infecções nos olhos, ouvidos e gengivas, colocando apenas sobre estes órgãos afetados um pedaço de emplastro quente durante pelo menos quatro horas ou, se possível, durante toda a noite. O calor aumenta sua eficácia e sua propriedade absorvente fará reduzir a inflamação causada por qualquer bactéria que tenha infectado estas partes do corpo.


6 - O único problema que se encontra nesta absorção é tomá-lo junto com outros alimentos, já que poderia reter os nutrientes destes. Quando o tomar, tem de ser pelo menos duas horas antes das refeições e acompanhado com água para sua correta ingestão. No seguinte artigo explicamos Como tomar carvão vegetal com todos os detalhes.
O mesmo acontece se estiver tomando medicamentos, deve consultar primeiro o seu médico para ter a certeza que o carvão vegetal não vai absorver os diferentes princípios ativos deste.
7 - Este artigo é meramente informativo, no umComo.com.br não temos capacidade para receitar nenhum tratamento médico nem realizar nenhum tipo de diagnóstico. Convidamo-lo a recorrer a um médico no caso de apresentar qualquer tipo de condição ou mal-estar.

por Sara Viega
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.