sexta-feira, 2 de setembro de 2016

Quais são as causas do inchaço na barriga?

Veja o que pode estar causando o inchaço abdominal

O inchaço na barriga é uma sensação bastante comum para quem tem problemas de digestão. Quando nosso estômago produz gases em excesso, ele se dilata, causando o inchaço e também dores. Além disso, outros fatores e doenças podem acabar fazendo com que a região abdominal fique mais dura e dolorida. Para que você possa entender um pouco mais sobre a barriga inchada, explicaremos alguns desses fatores.

Antes de fazer um auto-diagnóstico procurando por informações na internet, sempre vale a pena procurar um médico que tem conhecimento do assunto. As causas de um problema de saúde podem ser essenciais para que uma doença seja adequadamente diagnosticada e não é simples assim para quem não tem experiência e estudo sobre o assunto. Assim, somente o especialista poderá dizer exatamente o que está causando o inchaço.

Abaixo seguem alguns dos principais problemas associados à barriga inchada:

Retenção de Líquidos
O nosso organismo precisa de líquidos para o funcionamento correto, mas alguns desequilíbrios podem fazer com que haja mais água nos vasos sanguíneos, causando o inchaço. Esse problema é conhecido como retenção hídrica e pode ser tratado com o uso de diuréticos.

Prisão de Ventre
A prisão de ventre ou intestino preso também causa o inchaço na região abdominal. Nesse caso, o responsável é o intestino que não elimina de forma adequada aquilo que não aproveitamos dos alimentos consumidos. A barriga pode ficar dura, dolorida e bastante inchada nestes casos. O ideal para contornar o problema é uma boa alimentação, rica em fibras e com muita água.

Inchaço Abdominal

Gases
A digestão normalmente gera gases, mas o problema pode ser agravado dependendo do tipo de alimento que consumimos e também das quantidades ingeridas. Tudo aquilo que fermenta durante a digestão costumam causar gases. Se você tem esse problema com frequência, vale a pena consultar um médico para saber se o seu sistema digestivo está bem.

Ansiedade
A ansiedade faz com que criemos um hábito estranho: engolir ar. Em dias mais estressantes tendemos a engolir grandes quantidade de ar, o que causa não só a barriga inchada como outros problemas como enjoo e dor abdominal. Nesse caso, a dica é apostar em chás digestivo com efeito calmante, como a hortelã e a camomila.

Intolerância à Lactose
A ingestão de lactose por quem tem intolerância leva à produção excessiva de gases, além de dores e diarreia. Se você tem tido esses sintomas com frequência e costuma consumir leite e seus derivados, procure um médico para saber se é realmente esse é o seu caso. A solução fica por evitar derivados do leite e alimentos que o contenham como ingrediente ou, pelo menos, utilizar leite sem lactose.
Doença Celíaca

A doença celíaca, causa pela dificuldade do organismo em digerir o glúten contido, principalmente, em cereais e derivados, também tem como sintoma o inchaço na região abdominal. Evitando os carboidratos que contém o glúten, o problema pode ser totalmente controlado.

Menstruação
Antes de menstruar, é muito comum que as mulheres sintam a região abdominal inchada. Isso ocorre por causa dos processos hormonais típicos do ciclo menstrual. Depois de alguns dias a barriga volta ao normal sem nenhuma referência ao problema anterior. Observe se este é seu caso.

Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.