domingo, 4 de setembro de 2016

Porque você provavelmente não deveria cutucar o nariz


Cutucar seu nariz provavelmente não vai lhe matar, mas também não é exatamente um hábito saudável. Ter este costume não só é nojento, como pode estar deixando a porta aberta para bactérias perigosas que querem chamar o seu nariz de casa.

Seu nariz pode distinguir entre um trilhão de aromas diferentes

No vídeo abaixo, do canal do site Tech Insider no YouTube, o Dr. Erich Voigt, otorrinolaringologista da Universidade de Nova York, explica o que acontece dentro de seu nariz quando você o cutuca. Conforme mexemos lá dentro, nossas unhas causam pequenos arranhões na cavidade nasal. Essas feridas sangram, e seu sangue se torna alimento para todos os germes que vivem lá.

Adivinha onde mais você é capaz de sentir odores, além do nariz

Um estudo da Universidade de Cambridge sugere que cutucadores de nariz são significativamente mais propensos a carregar Staphylococcus aureus em seus corpos. O Staphylococcus aureus é a causa comum de infecções de pele, como abcessos, infecções respiratórias, como a sinusite, e intoxicação alimentar.

Obviamente, um monte de gente cutuca nariz e está bem. Um estudo, publicado no Journal of Clinical Psychiatry, constatou que 90% das pessoas questionadas admitiram cutucar o nariz regularmente. Cutucar o nariz raramente é a causa de todos os problemas graves em indivíduos saudáveis, mas pode ser um problema para aqueles com sistemas imunológicos mais fracos. Além disso, ter menos germes desagradáveis ​​como Staph em seu corpo geralmente é uma boa coisa, mesmo para pessoas saudáveis.

Descubra por que seu nariz fica entupido uma narina por vez

Então, se você é um cutucador, não é o fim do mundo. Mas você pode querer considerar assoar o nariz da próxima vez – ou pelo menos pegar um lenço de papel em vez de usar seus dedos. [Lifehacker]

O vídeo está em inglês (ele possui legendas automáticas, mas elas não são das melhores):


por Jéssica Maes
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.