sexta-feira, 9 de setembro de 2016

O que as 5 substâncias mais viciantes do planeta fazem com seu cérebro

Quais são as drogas mais viciantes do planeta? Esta questão não tem uma resposta simples.

Diferentes pesquisadores consideram diferentes fatores para fazer essa afirmação. Por exemplo, a substância pode ser avaliada em termos dos danos que causa, do seu valor comercial, da extensão em que ativa o sistema da dopamina do cérebro, de quão agradáveis as pessoas relatam se sentir após usá-la, do grau em que provoca sintomas de abstinência, e da facilidade com que uma pessoa que a experimenta se torna viciada.

Há, inclusive, pesquisadores que argumentam que nenhuma droga é sempre viciante.

Dada essa visão variada, David Nutt e seus colegas tentaram classificar as drogas que causam dependência com a ajuda de especialistas em vício em 2007. Confira suas conclusões:

1. Heroína

A droga número um da lista de Nutt e dos especialistas é a heroína. Ela é a mais viciante, atingindo a pontuação máxima, que é 3. A heroína é um opiláceo que fez com que o nível de dopamina no sistema de recompensa do cérebro aumentasse em até 200% em animais experimentais.

A heroína é perigosa, também, porque a dose que pode causar morte é apenas cinco vezes maior do que a dose necessária para “ficar chapado”.

A heroína também foi classificada como a segunda droga mais prejudicial em termos de danos para os usuários e para a sociedade. O mercado mundial de opiláceos ilegais, incluindo a heroína, foi estimado em US$ 68 bilhões em 2009.

2. Cocaína

A cocaína interfere diretamente com o uso de dopamina do cérebro para transmitir mensagens de um neurônio para outro. Em essência, impede os neurônios de transformar o sinal da dopamina, resultando numa ativação anormal das vias de recompensa do cérebro.

Em experimentos com animais, a droga fez com que os níveis de dopamina subissem mais de três vezes o nível normal. Estima-se que entre 14 a 20 milhões de pessoas no mundo inteiro utilizem cocaína. Em 2009, seu valor de mercado era de cerca de US$ 75 bilhões.

Aproximadamente 21% das pessoas que experimentam cocaína se tornam dependentes dela em algum momento de sua vida.

A cocaína é semelhante a outros estimulantes que causam dependência, como a metanfetamina – que está se tornando um problema cada vez maior, conforme torna-se mais amplamente disponível – e anfetamina.

3. Nicotina

A nicotina é o principal ingrediente viciante do tabaco. Quando alguém fuma um cigarro, a nicotina é rapidamente absorvida pelo pulmão e alcança seu cérebro. Logo, para os especialistas, esta é a terceira substância mais aditiva do mundo.

Mais de dois terços dos americanos que já fumaram cigarro relataram tornarem-se dependentes dele durante a sua vida. Em 2002, a Organização Mundial da Saúde estimou que havia mais de 1 bilhão de fumantes em todo o globo, e que o tabaco vai matar mais de 8 milhões de pessoas por ano até 2030.

Em testes de laboratório, ratos pressionaram um botão para receber nicotina diretamente em sua corrente sanguínea – e isso fez com que os níveis de dopamina no sistema de recompensa dos seus cérebros aumentassem em cerca de 25 a 40%.

4. Barbitúricos (calmantes)

Os barbitúricos – também conhecidos como calmantes, balas azuis e gorilas – são uma classe de drogas inicialmente utilizadas para tratar ansiedade e induzir o sono.

Eles interferem com a sinalização química no cérebro, desligando várias regiões do órgão. Em doses baixas, causam euforia. Em doses mais elevadas, podem ser letais porque suprimem a respiração.

A dependência de barbitúricos era comum quando eles eram facilmente disponíveis por prescrição, mas isso tem diminuído dramaticamente conforme outras drogas substituem essas substâncias em tratamentos padrões.

Isso destaca o papel que o contexto desempenha na dependência: se uma droga que vicia não é amplamente disponível, pode fazer pouco dano. Os especialistas do estudo de Nutt classificaram os barbitúricos como a quarta substância mais viciante do mundo.

5. Álcool

Embora seja uma droga legal em muitos países do mundo, incluindo o Brasil, o álcool foi considerado pelos especialistas como bastante viciante: 1.9 de um máximo de 3.

O álcool tem muitos efeitos sobre o cérebro, mas em experimentos de laboratório com animais, a substância aumentou os níveis de dopamina no sistema de recompensa por 40 a 360%. Quanto mais os animais bebiam, mais seus níveis de dopamina aumentavam.

Cerca de 22% das pessoas que bebem desenvolvem uma dependência do álcool em algum momento durante a sua vida. A OMS estima que 2 bilhões de pessoas consumiram álcool em 2002, e mais de 3 milhões de pessoas morreram devido a danos no corpo causados pela bebida em 2012.

Alguns pesquisadores consideram o álcool a droga mais prejudicial do mundo. [ScienceAlert]

por Natasha Romanzoti
Atenção: O Saúde Canal da Vida é um espaço de informação, divulgação e educação sobre assuntos relacionados a saúde, não utilize as informações como substituto ao diagnóstico médico ou tratamento sem antes consultar um profissional de saúde. Este site não produz e não tem fins lucrativos sobre qualquer uma das informações nele publicadas, funcionando apenas como mecanismo automático que "ecoa" notícias já existentes. Não nos responsabilizamos por qualquer texto aqui veiculado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Conteúdo de terceiros

O http://saudecanaldavida.blogspot.com/ sempre credita fonte em suas publicações quando estas têm como base conteúdos de terceiros, uma vez que não é do nosso interesse apropriar-se indevidamente de qualquer material produzido por profissionais ou empresas que não têm relação com o site. Entretanto, caso seja detentor de direito autoral sobre algo que foi publicado no saudecanaldavida e que tenha feito você e/ou sua empresa sentir-se lesados, ou mesmo deseje que tal não seja mostrado no site, entre em contato conosco (82 999541003 Zap) e solicite a retirada imediata.